TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evoluçao Humana

Artigo: Evoluçao Humana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 4

Desenvolvimento

De modo geral, a humanidade é vista como o resultado da evolução de um tronco antigo de primatas. Em determinado momento, o tronco se dividiu em dois grupos - os Pongidae e os Hominidae -, cada um apresentando sua evolução própria. O grupo dos Pongidae, ou pongídeos, deu origem ao dos grandes macacos modernos: gorila, gibão, chimpanzé e orangotango. No grupo dos Hominidae, ou hominídeos, desenvolveram-se dois gêneros: o Australopithecus e o Homo. De cada um desses grupos, originaram-se diversas espécies.

Os principais grupos de hominídeos nesse longo caminho evolutivo foram:

O Australopithecus

O mais antigo hominídeo conhecido é o Australopithecus. Fósseis do Australopithecus foram encontrados em diversas regiões da África. Os membros desse gênero formaram seis espécies diferentes, que viveram ao mesmo tempo ou em períodos diferentes. Estudos recentes revelam que esses primeiros hominídeos viveram entre 4,4 milhões e 1,2 milhão de anos atrás. Tinham postura ereta e possuíam crânio pequeno.

O Homo habilis e o Homo erectus

O Homo habilis é o primeiro hominídeo do gênero Homo de que se tem conhecimento. Ele viveu há cerca de 2,5 milhões de anos e foi contemporâneo do Australopithecus, mas com capacidade craniana ampliada. Além de raízes e sementes, alimentava-se de carne, o que era possível pelas características da arcada dentária.

O Homo erectus deve ter surgido mais ou menos 700 mil anos depois do aparecimento do Homo habilis, ou seja, há 1,8 milhão de anos. Possuía maxilar e mandíbula maciços e dentes grandes. Seu cérebro era maior que o do Homo habilis e seus membros possibilitavam uma postura mais ereta. Foi o primeiro hominídeo a povoar a Europa e a Ásia. A partir dele deve ter evoluído, há mais ou menos 300 mil anos, o Homo sapiens - espécie que deu origem ao Homo neanderthalensis e ao Homo sapiens moderno, espécie da qual fazemos parte e que deve ter surgido há menos de 150 mil anos.

O Homo neanderthalensis

Um fóssil do Homo neanderthalensis foi encontrado na Alemanha. Houve descobertas desse hominídeo também na França, Iugoslávia, Palestina e África do Sul. Sua idade pode chegar a 230 mil anos. A espécie se caracterizava por fronte oblíqua, maxilar e mandíbula maciços, aspecto anguloso na região occipital e queixo muito retraído. Sua capacidade de raciocínio era elevada. Vivia em cavernas e deixou inúmeros traços de sua existência. Hoje, acredita-se que desapareceu há 30 mil anos .

O Homo sapiens moderno

Entre 150 mil e 100 mil anos atrás surgiu o Homo sapiens moderno. Alguns milhares de anos depois, todas as outras espécies de hominídeos estavam extintas. A anatomia desse primeiro Homo sapiens moderno é muito semelhante à nossa. Em um curto espaço de tempo, do ponto de vista biológico, essa espécie se espalhou pelo mundo, conquistando a Oceania e a América, que não haviam sido ocupadas por nenhum outro grupo de hominídeos. Acredita-se que um dos fatores principais dessa conquista tenha sido o desenvolvimento da linguagem, que ampliou a comunicação entre os membros do grupo.

Linha evolutiva da origem humana

As origens do ser humano têm sido discutidas há séculos e até hoje não existe um consenso sobre a questão. Alguns creem no criacionismo, outros acreditam na evolução das espécies, já outros buscam as respostas em seres de outros planetas, entre outras teorias.

Evolucionismo

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com