TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução da composição das mudanças de gênero no cinema

Projeto de pesquisa: Evolução da composição das mudanças de gênero no cinema. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.448 Palavras (10 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

ESTÉTICA E COSMÉTICA – MAQUIAGEM PROFISSIONAL

ARÍCIA PUCCINI

CAMILA BARBOSA

GABRIELA ROMUALDO

MARIANA BOSSO

NATALIA BORTOLI

A EVOLUÇÃO DA MAQUIAGEM DE

MUDANÇA DE GÊNERO NO CINEMA

São Paulo

2014

ARÍCIA PUCCINI

CAMILA BARBOSA

GABRIELA ROMUALDO

MARIANA BOSSO

NATALIA BORTOLI

A EVOLUÇÃO DA MAQUIAGEM DE

MUDANÇA DE GÊNERO NO CINEMA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Estética e Cosmética com ênfase em Maquiagem Profissional, da Universidade Anhembi Morumbi.

Orientador: ARMANDO FILHO

São Paulo

2014

RESUMO

No cinema temos diversos tipos de personagens representados na tela e muitas vezes, até como forma de instigar o espectador, são apresentados conceitos peculiares como atores travestidos e para isso são utilizadas variadas técnicas de maquiagem e caracterização, desde as mais simples com maquiagem comum até as mais complexas com uso de efeitos especiais. Estudar as técnicas e verificar quais os melhores resultados obtidos e a evolução das mesmas no cinema ocidental serão o nosso objetivo com este trabalho. Devido a escassez de literatura científica na área de maquiagem gostaríamos de suprir esta falta com uma análise detalhada através da observação do visual obtido na produção final e também por uma pesquisa mais aprofundada das técnicas utilizadas pelo maquiador responsável pela maquiagem de mudança de gênero em cada filme selecionado. Esperamos estabelecer, com esta pesquisa, uma referência sobre a evolução da maquiagem de mudança de gênero com atenção à técnica utilizada, se maquiagem regular ou de efeitos especiais.

Palavras-Chave: caracterização; maquiagem; cinema ocidental;

ABSTRACT

In the movie industry we are presented with different kinds of characters on screen and sometimes, even as a means to instigate the viewer, peculiar concepts are shown such as actors in cross-dress and for that a variety of makeup and characterization techniques are used, from regular makeup to special effects makeup. Studying and

ascertaining the best results obtained and their evolution in westerns movies will be our objective in this assay. Due to the lack of scientific literature on makeup we would like to supplement this lack with a detailed analysis through observation of the attained look on the final production and also by a depth research of the techniques used by the makeup artist responsible for the cross-dressing makeup in each of the selected movies. We hope to establish, with this research, a reference on the evolution of cross-dressing make up paying attention to the techniques used, if regular make up or special effects.

Key Words: characterization; makeup; western cinema;

1 INTRODUÇÃO

Segundo FERREIRA, 1986, Travestir significa “mudar ou disfarçar alguma coisa; Tranvestir; Transformar ou transformar-se de maneira a adotar o vestuário, os hábitos sociais e comportamentos usuais do sexo oposto.”

O cinema é tido como um escape da nossa realidade, ele nos causa reflexão fornecendo diferentes pontos de vista dos mais variados personagens. Atualmente, tanto na realidade quanto nos filmes ainda vemos a presença de estereótipos de gênero, separando características específicas para cada sexo.

Muitas vezes como forma de enriquecer a trama ou causar estranhamento no público, são utilizados artifícios como a mudança de gênero do personagem ou apenas do ator.

No cinema há sempre a intenção de que o espectador acredite naquilo que vê, e a maquiagem tem a função de auxiliar na verossimilhança e compreensão das cenas. O ator também utiliza da transformação causada pela maquiagem para compor seu personagem, o tempo de preparo da caracterização também é o tempo em que o ator se concentra para assumir outra personalidade. Esta responsabilidade do maquiador vem desde muito antes da indústria cinematográfica existir, pois já era assumida essa função no teatro, como observado por Morin (1972, p.43)

O cinema usa tintas e ceras apenas incidentalmente em sua função teatral. (...) A maquiagem teatral perpetua sua função: ela diferencia o ator no palco de sua profana humanidade (que ainda se veste de forma particular para acompanhar a cerimônia) e dá ao ator uma personalidade hierática e sagrada: ela indica que o ator está possuído pelo personagem que interpresta.

Como podemos transformar um rosto masculino em feminino e vice-versa sendo estes morfologicamente tão distintos? A partir desta pergunta damos início ao nosso objeto de estudo. Onde a maquiagem cinematográfica consegue mostrar como a troca de gênero pode ser feita de maneira convincente para o espectador utilizando desde uma maquiagem simples até efeitos especiais.

2 OBJETIVO

OBJETIVO GERAL

Analisar a evolução da maquiagem de mudança de gênero no cinema.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Examinar técnicas utilizadas no cinema ocidental e analisar a evolução das mesmas.

• Diferenciar a caracterização de personagens masculinos e femininos onde há troca de gênero.

• Averiguar os produtos e adereços utilizados na alteração de gênero dos personagens.

• Identificar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com