TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cinema Na Escola

Exames: Cinema Na Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 3

CINEMA NA ESCOLA

(TEXTO DE COESAO DISSERTATIVO-NARRATIVO)

Vivendo em uma sociedade com tantas transformações aonde a tecnologia chega a todos com total velocidade, utilizá-la em sala de aula significa ampliar o conceito de aula, de espaço e tempo, de comunicação audiovisual e estabelecer relação entre o presencial e o virtual, entre estarmos juntos e estarmos conectados a distancia.

Quando pensamos que educar é ajudar a integrar o indivíduo em todas as dimensões da vida entendemos que este tema “Cinema na Escola” pode exercer um papel fundamental na contribuição na hora da aprendizagem do aluno que praticamente nasceu conectado com a tecnologia, e estamos falando de algo comum a todas as classes sociais, porque todos conhecem o celular, a TV, o vídeo, o computador e outros. É preciso entender que o uso da tecnologia não é simplesmente o ensino em si, mas sim como instrumento para se ensinar e contribuir com o professor na forma de se ensinar.

A proposta de utilizar esta nova maneira de se ensinar através do cinema não é como um mero preenchimento de lacunas, porque percebemos que de nada adianta um bom filme se não se sabe o que fazer com ele. É possível detectarmos fatores positivos e negativos em sua utilização, no entanto, ao utilizarmos esta tecnologia podemos fazer com que funcione como uma preciosa ferramenta didática para a aprendizagem de conteúdos de diversas disciplinas. O cinema é uma experiência cultural importante, mas o professor precisa aprender a colocar os objetivos corretamente e para isto requer de um projeto didático ao qual talvez não esteja acostumado para então se apropriar desta técnica que traz motivação e compreensão do conteúdo ao aluno e enriquecendo a sua aula.

Para compreendermos o tamanho da importância que esta tecnologia pode trazer de contribuição no ensino, é possível exemplificar citando como este recurso tecnológico contribui nas aulas no curso de Educação Física, do Ensino Superior, onde não é possível realizar certas atividades em sala de aula. O professor de metodologia, da Universidade de São Paulo, Marcos Garcia Neira diz: “há esportes que são impraticáveis na escola, como canoagem e paraglider (parapente), mas que podem ser estudadas por causa desta tecnologia”. Preparar uma atividade em vídeo sobre o judô, por exemplo, pode servir para explicar as regras que não ficam claras nas transmissões dos Jogos Olímpicos na TV, trazendo oportunidades de ensino que permitem entender as regras de jogos, conhecer as práticas corporais e refletir sobre a prática nos conteúdos de esportes, jogos, lutas e ginásticas.

Para alcançar os objetivos, o professor deve apresentar o cinema aos estudantes como sendo uma fonte de cultura e agente transmissor de conhecimento, estimulando o hábito de freqüentar o cinema, estimulando o aprendizado cultural e artístico, além de promover integração e o desenvolvimento social e oferecer momentos de lazer aos alunos.

O êxito do cinema na escola pode acontecer pelo desenvolvimento do gosto pelo cinema. O senso crítico, estético e cultural sobre nossa localidade, nosso país e o mundo de modo geral, também possibilitar o debate inter e transdisciplinar em torno de temáticas atuais apresentadas de filmes e documentários.

Os fatores negativos são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com