TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exame De Urina

Artigo: Exame De Urina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  1.729 Palavras (7 Páginas)  •  2.235 Visualizações

Página 1 de 7

Relatório Aula de Urinálise

Teresópolis 28 de, Agosto de 2014.

1. Introdução

A aula prática foi realizada no laboratório de ensino do curso CENTENA, no dia 21 de Agosto de 2014, tendo início das 21h00min às 22h00min, sob a orientação da Aline Pacheco: Professora do módulo de Urinalise.

Sobre os alunos todos estavam dentro dos padrões (E.P.I), estando também o laboratório, dentro dos padrões de biossegurança, equipado com materiais e aparelhos para a realização de estudos laboratoriais de aulas Prática.

Este relatório contém a descrição de métodos e técnicas laboratoriais aplicando para a realização de exame de sumario de urina (EAS). Sendo destacadas as três Fases da pesquisa:

 Física (envolve as características gerais da amostra como: volume, cor, aspecto, cheiro, densidade);

 Química (envolve a pesquisa de elementos anormais como: leucócitos, nitrito, proteína, densidade, ph, sangue, cetona, bilirrubina, glicose e urobilinogeno);

 Analise a SEDIMENTOSCOPIA ou MICRÒSCOPICA (Hemácias, Leucócitos, Células Epiteliais, Cilindros, Cristais, Filamentos de muco, Flora bacteriana, Artefatos, Contaminantes).

2. Procedimento Experimental

Exame de urina EAS

3.Material usado para realização do exame

Luva de procedimento

Fita reagente

Estante para tubos

Material biológico

Centrifuga

Microscópio

Lâminas

Lamínula

Pincel retroprojetor

Tubo de ensaio

Papel toalha

Pote de urina de plástico

4.Métodos

Exame físico a olho nu;

Exame químico;

5.Técnica utilizada no exame

a)Sedimentação da urina;

6.Processo utilizado na aula

a) Colheu-se uns 40 ml de urina em um pote de plástico;

b) Verifiquei a olho nu o aspecto,cor,volume;

c) Fase pré-análitica, onde identifiquei o nome e número do paciente no tubo

d) Após esse procedimento transferi a amostra da urina para o tubo de ensaio identificado;

e) Coloquei a fita reagente dentro do tubo de ensaio esperei um minuto e retirei a fita logo em seguida levei o tubo de ensaio identificado para a centrifuga por uns 5 minutos;

f) Depois de centrifugada a urina foi desprezado o sobrenadante e coloquei o sedimento que ficou no fundo do tubo de ensaio na lâmina e coloquei a lamínula em cima do sedimento levei essa amostra para o microscópio para análise;

7.Resultado do que foi observado na amostra de urina

Exame físico -cor-amarelo claro

volume-30 ml

aspecto-ligeiramente turva

I. Exame químico-fita reagente- densidade 1020

ph-6

II. Exame sedimentoscopia microscópio-leucócitos 5 por campo

células epiteliais-algumas

flora bacteriana discreta

8. Discussão

9 .CONCLUSÃO

As atividades efetuadas durante o estágio em urinálise permitiram uma melhor compreensão dos fundamentos teóricos na medida em que estabeleceram a observação dos fenômenos.O exame da urina é, sem dúvida, um meio preciso de avaliação da função renal e outras patologias e disfunções metabólicas. E para isso, a utilização de técnicas sensíveis específicas é o fator preponderante para o bom desenvolvimento da análise. Há a necessidade de se levar em conta os possíveis interferentes que podem falsear os resultados.Contudo, deve-ser ter muito cuidado para não permitir que a simplicidade dos procedimentos cause um relaxamento dos padrões de qualidade. A urinálise é simples, rápida e de fácil diagnostico para presença de alterações, porém com muita cautela deve ser realizada. A correta análise da lâmina trará resultados que se analisados em conjunto com outros exames poderão dar informações importantes para que o profissional de saúde possa fazer o diagnostico preciso e garantir o melhor tratamento do paciente.

VALLADA, EP. Manual de Exames de Urina. 4. ed. São Paulo: Atheneu, 1999.

Jeane Cristina Costa de Paulo

Exame de urina EAS (Elementos Anormais Sedimento)

Exame de urina, um dos procedimentos laboratoriais mais comuns, é empregado para avaliar e identificar problemas nos rins e no aparelho urinário. É claro que existem vários tipos, hoje vou explicar apenas o exame mais comumente realizado: Exame de Rotina da Urina, também conhecido como EAS (Elementos Anormais e Sedimento).

Sobre a coleta

É preciso que a urina seja colhida desprezando-se a parte inicial. Esse procedimento ajuda a eliminar resíduos e bactérias eventualmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com