TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXAME FISICO-QUÍMICO DA URINA

Por:   •  1/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI

CAMPUS DE PARNAÍBA

BACHARELADO EM BIOMEDICINA

DISCIPLINA: UROANÁLISE

PROFESSOR: ************

EXAME FISICO-QUÍMICO DA URINA

PARNAIBA

2014

INTRODUÇÃO

A análise da urina para o diagnóstico de doenças é muito utilizada, sendo um dos procedimentos mais utilizado na prática laboratorial. O exame da urina fornece informações importantes, de forma rápida, seja para o diagnóstico e monitoramento de doenças renais e do trato urinário seja para a detecção de doenças sistêmicas e metabólicas. Como a exatidão da análise da urina é dependente da qualidade da amostra, todos os cuidados devem ser tomados para que a amostra de urina seja colhida, armazenada e transportada adequadamente.

A cor da urina em indivíduos normais varia de amarelo-citrino a amarelo âmbar fraco, segundo a concentração de pigmentos urocrômicos e, em menor medida de urobilina, uroeritrina, uroporfirinas, etc. Quando em repouso a urina escurece provavelmente pela oxidação de urobilinogênio. Existem vários fatores e constituintes que podem alterar a cor da urina, incluindo substâncias ingeridas, atividade física, assim como diversos compostos presentes em situações patológicas.

O aspecto de urina normal e recentemente emitida é límpido. A densidade da urina é medida através da concentração de íons e se baseia no fato de que com o aumento da concentração iônica ocorre aumento da densidade. A medida da densidade urinária oferece informação limitada sobre a capacidade de concentração renal, uma vez que sofre grande influência do estado de hidratação do paciente. A densidade pode variar de 1.005 a 1.030. Normalmente a urina é discretamente ácida (pH 5,0 ou 6,0). A determinação do pH não constitui, isoladamente, índice da capacidade renal de excreção de ácidos, apresentando valor limitado na investigação de disfunções renais. Urina alcalina frequentemente indica que a amostra foi mantida à temperatura ambiente por mais de 2 horas, entretanto, quando colhida e armazenada adequadamente, pode sugerir infecção urinária.

OBJETIVO

Análise da urina, na qual foram realizados procedimentos que visaram o entendimento do exame em duas etapas: física e química. Objetivando o aprendizado em relação à comparação do pH e densidade da urina com o soro. Com fins de diagnóstico ou prognóstico de estados fisiológicos ou patológicos.

MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

- Amostra biológica (Urina)

-Amostra biológica (Sangue)

-Estante para tubos

- Pipeta

- Tubos de ensaio

-Fita reativa

- Refratômetro

- Centrífuga

-Papel toalha

PROCEDIMENTO

Para a seguinte análise de características físicas e químicas da urina, foram obtidas cinco amostras de diferentes pacientes.

As urinas presentes nos coletores foram homogeneizadas e em seguida transferidas para tubos cônicos para análise de características físicas como cor e aparência. Posteriormente foi analisado o pH das urinas.

Para a análise do pH das amostras de urina foram utilizadas tiras reativas, estas sendo mergulhadas nas urinas presentes nos tubos para posterior visualização da mudança de cor da tira reativa  e comparação com a tabela de cores na caixa de tiras para confirmação do valor de pH.

Em seguida, foi utilizado o aparelho Refratômetro (determina a concentração de partículas dissolvidas na amostra, medindo o índice de refratividade), para medição da densidade das urinas. Antes de usar o Refratômetro foi feita a limpeza do mesmo com água corrente, após secar foi colocado uma ou duas gotas da urina no Refratômetro para observação da densidade.

Foi realizada ainda, comparação entre a densidade da urina e a densidade do soro,assim como, comparação do pH da urina e pH do soro de um dos pacientes. Para a obtenção do soro foi realizada uma punção sanguínea em dos pacientes, a amostra sanguínea foi centrifugada para obtenção do soro.

O soro foi submetido ao teste da tira reativa para obtenção do pH, mergulhando a tira no soro, observando  a mudança de cor da tira e fazendo a comparação com a tabela de cores. Foi realizado o mesmo procedimento de visualização da densidade utilizando o Refratômetro, que antes havia sido utilizado para a urina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (91 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com