TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exames Tomografia

Artigo: Exames Tomografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  3.309 Palavras (14 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 14

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

A Tomografia Computadorizada (TC) usa um feixe estreito de raios X para examinar as partes do corpo em camadas sucessivas. As imagens fornecem tomadas em corte transversal do cérebro, distinguindo diferenças nas densidades teciduais do crânio, córtex, estruturas subcorticais e ventrículos. Um contraste indovenoso (IV) pode ser usado para realçar ainda mais as diferenças. O brilho de cada corte do cérebro na imagem final é proporcional ao grau em que ele absorve os raios X. A imagem é exibida em um osciloscópio ou monitor (TV) e é fotografada e armazenada digitalmente (Bremner 2005).

A TC geralmente é realizada primeiramente sem contraste e, em seguida com contraste IV, quando necessário. O paciente deita-se em uma mesa ajustável com a cabeça mantida em uma posição fixa, enquanto o sistema de exame descreve uma rotação em torno da cabeça e produz imagens em corte transversal. O paciente deve permanecer com a cabeça inteiramente imóvel sem conversar ou mover a face, porque movimentos da cabeça distorcem a imagem. A TC é rápida e indolor e usa pequena quantidade de radiação para produzir as imagens; ela apresenta um alto grau de sensibilidade para detecção de lesões.

As lesões cerebrais têm uma densidade tecidual diferente do tecido cerebral normal circunvizinho. As normalidades detectadas na TC cerebral incluem tumores ou outras massas, infarto, hemorragia, deslocamento dos ventrículos e atrofia cortical (Brumner 2005). A angiografia por TC (angiotomografia) permite a visualização dos vasos sanguíneos; em algumas situações, isso elimina a necessidade da angiografia formal. Os equipamentos de TC corporal total permitem a visualização de cortes transversais da medula espinal. A injeção de contraste iodado hidrossolúvel no espaço subaracnóideo através de punção lombar melhora a visualização do conteúdo espinal e intracraniano nessas imagens. A TC, juntamente com a ressonância magnética (RM), substitui, em grande parte, a mielografia como um procedimento diagnóstico para o diagnóstico de hérnia de disco lombar.

Atualmente também é possível encontrar equipamentos denominados DUOSLICE, e MULTISLICE, ou seja multicorte, que, após um disparo da ampola de raios x, fornecem múltiplas imagens. Podem possuir 2, 8, 16, 64 e até 128 canais, representando maior agilidade na execução do exame diagnostico. Há um modelo, inclusive, que conta com dois tubos de raios-x e dois detectores de 64 canais cada, o que se traduz em maior agilidade para aquisição de imagens cardíacas, de modo que não é necessário o uso de beta-bloqueadores. Permite também aquisições diferenciais, com tensões diferentes em cada um dos emissores, de modo a se obter, por subtração, realce de estruturas anatômicas.Com essa nova tecnologia é possível prover reconstruções 3D, MPR (MultiPlanarReconstrucion) ou até mesmo mensurar perfusões sanguíneas.

VANTAGENS

A principal vantagem da TC é que permite o estudo de "cortes" ou secções transversais do corpo humano vivo, ao contrário do que é dado pela radiologia convencional, que consiste na representação de todas as estruturas do corpo sobrepostas. É assim obtida uma imagem em que a percepção espacial é mais nítida. Outra vantagem consiste na maior distinção entre dois tecidos. A TC permite distinguir diferenças de densidade da ordem 0,5% entre tecidos, ao passo que na radiologia convencional este limiar situa-se nos 5%. Desta forma, é possível a detecção ou o estudo de anomalias que não seriam visualizadas em radiografias comuns, ou através de métodos invasivos, sendo assim um exame complementar de diagnóstico de grande valor.

DESVANTAGEM

Uma das principais desvantagens da TC é devida ao fato de utilizar radiação X. A principal característica deste tipo de radiação é que é ionizante, ou seja, tem a capacidade de arrancar elétrons dos átomos por onde passa. Este tem um efeito negativo sobre o corpo humano, sobretudo pela capacidade de causar mutações genéticas, visível sobretudo em células que se multiplicam rapidamente. Embora o risco de se desenvolverem anomalias seja muito baixo, é de extrema importância que as exposições médicas à radiação ionizante sejam controladas de forma adequada dentro do princípio de ALARA e das normas de proteção radiológica. Este exame tem se tornado, com o passar dos anos, um dos principais métodos de diagnóstico por imagem para avaliação de estruturas anatômicas.

Tomografia à cabeça. É visível o cerebelo, seios etmóides e globo ocular.

QUANDO SE DEVE USAR A TC

A tomografia computadorizada é usada para detectar tumores, fraturas, obstruções circulatórias, alterações nas estruturas orgânicas e outras anomalias teciduais, sendo mais precisa para tecidos moles que as simples radiografias. Hoje em dia a tomografia computadorizada vem perdendo terreno para a ressonância magnética em virtude de duas grandes vantagens dessa última: imagens com maior definição e o fato de não usar energia radioativa.

PRESCRIÇÃO DE ENFERMAGEM

As prescrições de enfermagem essenciais incluem a preparação para o procedimento e o monitoramento do paciente. A preparação inclui a orientação ao paciente sobre a necessidade de permanecer ditado imóvel durante todo o procedimento.

Uma revisão das técnicas de relaxamento pode ser útil para pacientes com claustrofobia. A sedação pode ser usada quando há agitação, inquietação ou confusão mental que pode interferir com um exame bem-sucedido. O monitoriamento contínuo do paciente durante a sedação é necessário. Quando se utiliza contraste, o paciente deve ser avaliado antes da TC para alergia de iodo/frutos do mar, porque o contraste usado pode ser a base de iodo. A função renal também deve ser avaliada, uma vez que o contraste é eliminado através dos rins.

Um acesso IV adequado para a injeção de contraste e um período de jejum (geralmente 4h) são necessários antes do exame. Os pacientes que recebem um contraste IV são monitorizados durante e após o procedimento para reações alérgicas e alterações na função renal (Karpoff & Labus, 2008).

ELETROENCEFALOGRAFIA

Um eletroencefalografia (EEG) representa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com