TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exames de sangue

Artigo: Exames de sangue. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Artigo  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 5

Exames de sangue

Os exames de sangue são exames laboratoriais que irão analisar amostras de sangue. Esta análise é especialmente importante, já que o sangue circula por todo o corpo, realizando várias funções, entre as quais de transporte a diversas substâncias. Assim, ao analisar-se uma amostra de sangue, poderá verificar-se se existe alguma alteração significativa sobre alguma dessas substâncias, ou se aparecem substâncias fora do normal. Ao recolher-se uma amostra de sangue no braço, pode-se saber se existe alguma doença em qualquer local do organismo. Por este motivo, os exames de sangue são os mais comuns e os mais utilizados na medicina. Seguidamente, apresentamos os principais exames de sangue.

Hemograma

Este exame irá verificar as quantidades das células sanguíneas, nomeadamente os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas sanguíneas. - Glóbulos vermelhos (hemácias): Se a quantidade destas células estiver muito abaixo do normal, pode indicar anemia. O exame irá concentrar-se nos valores da hemoglobina e do hematócrito. É importante perceber que uma redução dos valores normais apenas é significativo se essa redução for substancial, e a interpretação deve ser feita por um médico.

Glóbulos brancos (leucócitos): Sendo estas as células de defesa primária do nosso organismo, qualquer alteração pode ter um significado patológico. Assim, se os valores estiverem acima do normal, geralmente significa que existe uma infecção ou inflamação no organismo, que levou ao aumento de efetivos para o seu combate.

Se os valores estiverem muito acima do normal, pode dever-se a uma infecção grave. Se estiver abaixo do normal, isso será também preocupante, já que o organismo estará mais vulnerável a infecções. Existem 5 tipos de leucócitos, sendo que cada um deles terá uma função diferente. Assim, através da verificação dos valores de cada um, é possível determinar com maior exatidão o problema. Os 5 tipos de leucócitos são: linfócitos, basófilos, eosinófilos, neutrófilos e monócitos.

Plaquetas sanguíneas: Estas células têm como função a coagulação do sangue. A elevação ou redução significativa dos seus valores podem indicar várias patologias. Assim, quando aumenta (trombocitose) o sangue fica muito denso, podendo promover o aparecimento de coágulos sanguíneos e trombos, o que pode causar tromboses. Se reduz substancialmente (trombocitopenia), a capacidade de coagulação fica posta em causa, podendo ocorrer sangramentos intensos mesmo em pequenas feridas.

Exame da Glicose

Este exame também conhecido como teste da glicose é particularmente importante em pessoas com diabetes, seja para o seu diagnóstico, seja para o controlo do seu tratamento. Neste caso a recolha de sangue deve ser realizada em jejum, no mínimo de 8 horas. Os valores abaixo de 100 mg/dl são considerados normais, entre 100 e 125 mg/dl já são considerados indicador de pré-diabetes, e acima de 125 mg/dl, é considerado diabetes.

Exame de Colesterol

O exame

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com