TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exemplos de biotecnologia

Artigo: Exemplos de biotecnologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/1/2014  •  Artigo  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  1.023 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DE BIOLOGIA

Biotecnologia

A biotecnologia é um conjunto de técnicas que envolve a manipulação de organismos vivos para a obtenção de produtos específicos ou modificação de produtos. Ou seja: É usada para transformar produtos que precisam ser adquiridos.

Começou a ser usada desde antigamente com a produção de pães e bebidas fermentadas, mas, era algo muito artesanal. Hoje em dia, com as tecnologias é utilizado materiais de última geração.

Com esse conhecimento de modificação e as tecnologias foi possível a produção de diversos remédios necessários para a vida humana. Um exemplo muito eficaz é a Insulina, que é produzida por bactérias geneticamente modificadas, entre outros medicamentos. Sem contar nas variedades de alimentos industrializados possíveis com a biotecnologia.

É necessário e garantido quando a ciência e a tecnologia trabalham juntos um exemplo é o grande conhecimento das áreas de bioquímica, genética, molécula, química, microbiologia. Essa evolução foi possível quando a informática ajudou na evolução.

É importante a biotecnologia por que é ela quem introduz microrganismos para realizar os antibióticos vendidos em farmácias. Com a biotecnologia também, foi descoberto os processos de despejos sanitários em fossas sépticas para a ação de microrganismos.

Hoje em dia podemos contar com plantas resistentes a doenças, detergentes mais eficientes, biocombustíveis, plásticos biodegradáveis, processos industriais e agrícolas menos poluentes, métodos de biorremediação do meio ambiente, centenas de testes diagnósticos e novos medicamentos graças a biotecnologia e seus “parceiros” que incentivaram o crescimento nessa área.

Segundo a Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU, biotecnologia significa “qualquer aplicação tecnológica que use sistemas biológicos, organismos vivos ou derivados destes, para fazer ou modificar produtos ou processos para usos específicos.” Portanto muito do que comemos ou utilizamos em medicamentos são obras da biotecnologias.

Não está presente só nos nossos medicamentos e alimentos mas na agricultura que é utilizada em escala de produção de organismos transgênicos como a adição de um gene que codifica uma característica de interesse no genoma de outra planta. Podendo ser um gene de fungo ou uma bactéria.

São exemplos de biotecnologias:

Na agricultura:

As Plantas Transgênicas; Os Adubos; Os Pesticidas; As Mudas de Plantas e etc.

Na alimentação:

A cerveja; O vinhos; Os pães; Os queijos; Ou qualquer alimento que precise de fermentação para ficar pronto.

Nas industrias:

Os metais; As enzimas; Os biosensores; O biogás; Os ácidos e etc.

Nos medicamentos:

Insulina. Hormônio de Crescimento e outros hormônios; Antibióticos e Vacinas

No Meio Ambiente:

A purificação de Água; O tratamento do esgoto;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com