TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios Anatomia Humana

Por:   •  17/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 4

Lista de exercícios

1) A vasectomia é realizada pelo seccionamento dos ductos deferentes, destruindo o caminho dos espermatozóides dos testículos para a uretra. A intervenção pode ser realizada em ambulatório, sob anestesia local. O procedimento dura cerca de 30 minutos e a volta às atividades habituais ocorre em 48h. A atividade sexual sem desconforto ocorre em torno de 7 dias e relações sexuais seguras somente após cerca de 20 ejaculações e realização de um exame do ejaculado, após a qual se comprove a ausência de espermatozóide. Essa intervenção cirúrgica não tem um efeito fisiológico sobre a potência sexual; entretanto, muitos homens relutam porque acham que pode diminuir sua masculinidade. Depois da esterilização, o homem se torna estéril, mas não impotente. Não se conhece qualquer razão fisiológica pela qual a vasectomia afetaria o comportamento sexual. Com grande freqüência, porém, ouve-se falar que houve melhora no desempenho sexual do homem após a vasectomia. Os casais que se preocupam com a gravidez, resultante da falha de contraceptivos, em geral, relatam uma diminuição do cuidado e aumento da excitação sexual espontânea após a vasectomia. As explicações concisas e fatuais pré-operatórias podem diminuir ou aliviar as preocupações do paciente quanto à masculinidade. CAUSAS E CARACTERÍSTICAS DA RESISTÊNCIA À VASECTOMIA EM HOMENS - Moreira et al, 2008. Rev. RENE. Fortaleza, v. 9, n. 2, p. 82-89.

a) Qual é o trajeto do espermatozóide em um homem não vasectomizado desde os testículos até o meio externo?

b) A vasectomia impede a produção dos espermatozóides? Justifique sua resposta sendo positiva ou negativa.

c) Porque o texto descreve que o homem se torna estéril mas não impotente?? Justifique anatomicamente sua resposta.

2) Na montagem de um esqueleto, a região dos ossos do carpo merece especial atenção em relação á ordem dos ossos para que a posição anatômica seja respeitada. A alternativa que traz a ordem correta de ossos da fileira proximal do carpo é:

a) Fileira proximal (escafoide, semilunar, piramidal, pisiforme).

b) Fileira proximal (escafoide, semilunar, piramidal, trapezóide).

c) Fileira proximal (capitato, piramidal, semilunar, escafóide).

d) Fileira proximal- (trapézio, trapezóide, capitato, hamato).

e) Fileira proximal (escafoide, semilunar, capitato e hamato).

MOORE,K.; AGUR,A. Fundamentos de anatomia clínica. 4ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.  

3) Um atleta de final de semana durante uma bola dividida, cai no meio do campo e não se levanta relatando muita dor. Apos avaliação medica o diagnóstico é de uma fratura na região lateral e distal da perna. A alternativa que descreve corretamente o osso e o acidente ósseo fraturados é: 

a) Tíbia e maléolo medial

b) Tíbia e maléolo lateral

c) Fíbula e maléolo lateral

d) Fíbula e maléolo medial

e) Tíbia e maléolo distal

DRAKE, R.L.; VOGL, W.; MITCHELL,A.W.M. Gray’s Anatomia para estudantes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. 

4) A articulações são a junção entre dois ou mais ossos e podem ser classificadas como sinoviais, fibrosas e cartilagíneas. Qual das alternativas abaixo é incorreta em relação ao sistema articular? Corrija a frase incorreta. 

a) A articulação entre os corpos das vértebras é classificada como cartilagínea sínfise, pois, unindo essas estruturas, existe um disco intervertebral fibrocartilaginoso.

b) A cápsula articular, nas articulações sinoviais, possui uma membrana fibrosa externa e uma membrana sinovial interna.

c) Os ligamentos cruzados anterior e posterior, na articulação do joelho, são extracapsulares.

d) A articulação do ombro é uma das articulações com maior mobilidade do corpo e  possui lábio articular ao redor da cavidade glenoidal.

5) As anomalias cardíacas e vasculares constituem a maior categoria de defeitos congênitos humanos, sendo um dos principais defeitos presentes em natimortos (12%) e encontrado em 1% dos nascidos vivos. Dentre estes há os defeitos nas valvas atrioventriculares que surgem de erros no remodelamento necessário para a formação dos folhetos das valvas, das cordas tendíneas, e dos músculos papilares. De acordo com o exposto marque a alternativa correta:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com