TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios Biologia Citologia

Por:   •  10/3/2019  •  Exam  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 5

Capítulo 9 - Fontes de Energia

As fontes secundárias de energia, a energia na forma como nós a utilizamos de diversas maneiras na humanidade, são transformações de fontes primárias de energia, que são as formas originais de energia que encontramos na natureza, como as correntes de um rio, por exemplo. Portanto, a disponibilidade de fontes energéticas presentes na natureza pode ser avaliada através dos conceitos de fontes primárias, enquanto que o consumo de energia de uma região pode ser calculada através dos conceitos de fontes secundárias.

Essa contabilidade em relação à produção e ao consumo de energia é chamada de matriz energética, que pode ser feita tanto em um lugar específico, quanto no mundo inteiro, revelando o maior ou menor desenvolvimento econômico de um país. A Oferta Interna de Energia e o Consumo Final são os principais aspectos da questão energética a serem analisados e contabilizados. O primeiro refere-se ao total de energia ofertado (fontes primárias) e o segundo relaciona-se a demanda de energia, por região.

Fontes de energias renováveis são todas que apresentam uma reposição rápida de recursos pela natureza, como, por exemplo, a eólica, a hidráulica, a solar, a biomassa e a geotérmica. Quanto tem-se a tendência de esgotarem recursos naturais, ou seja, em algum tempo eles acabarão, chamamos de fones de energia não renováveis. Entre elas podemos citar os combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral) e a energia nuclear.

No Brasil, 45% da energia utilizada é renovável, fato que deve-se principalmente à ampla participação da energia hidráulica e ao uso do etanol como combustível. Porém, o uso de energia renovável no cenário mundial ainda é muito baixo, ficando em 13%, aproximadamente.

Combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral):

A industrialização foi o principal fator que levou a utilização de combustíveis fósseis no mundo, adquirindo uma grande importância na economia. Os seus poderes energéticos somados à baixos preços também influenciaram diretamente no crescimento desse tipo de energia.

O maior problema da utilização de combustíveis fósseis, além do fato de que eles tendem a acabar em algum dia, é os sérios problemas ambientais que eles causam, como por exemplo, o aquecimento global, propiciado pela alta liberação de dióxido de carbono na atmosfera, intensificando o efeito estufa.

Pré-sal - O brasil está, atualmente, entre os vinte maiores produtores de petróleo do mundo. Possui grandes quantidades de petróleo em seu território, e, em 2007 foi descoberta um grande campo petrolífero na Bacia de Santos, que diziam respeito à uma camada mais profunda do que o normal, cerca de 7000m de profundidade. Essa camada é tida como uma promessa de uma forte ampliação da produção de petróleo no  país, colocando o Brasil entre os maiores possuidores de reservas petrolíferas do mundo.

Biocombustíveis:

Energia pode ser gerada a partir de todo material orgânico, mas o biocombustível é fabricado em escala comercial a partir de produtos agrícolas como a cana-de-açúcar, soja, canola, mamona, mandioca, milho e beterraba.

São considerados fontes renováveis de energia, uma vez que a matéria orgânica utilizada para fabricá-los pode ser produzida através de atividades humanas, além de minimizar a intensificação do efeito estufa, pois há uma maior absorção de gás carbônico pelas plantas do que uma liberação para a atmosfera quando o combustível for queimado. Grandes escalas de biocombustíveis são produzidas no Brasil, levando o país ao posto de maior produtor do mundo.

Entre os problemas gerados pela utilização desse tipo de energia, destaca-se a degradação do solo provocada pela utilização de grandes quantidades de produtos agrícolas no solo e o alto consumo de água.

Energia Hidráulica:

Esse tipo de energia consiste na conversão de energia cinética das correntes fluviais em energia elétrica. Como é resultada de um movimento cíclico das águas, podemos considerá-la como energia renovável. A existência de condições naturais, como rios com volumes grandes e constantes de água, é fundamental para que se tenha um bom aproveitamento de energia hidráulica. A maior parte da matriz energética brasileira consiste em energia hidráulica, devido às decisões tomadas pelo governo décadas atrás.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com