TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Exercício de Citologia

Por:   •  13/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 4

ANEXO 1

        Exercício de fixação - Citologia e Embriologia

1 - O microscópio ótico ou microscópio óptico é um instrumento óptico que faz uso da refração da luz oriunda de uma série de lentes, dotadas ou não de filtros multicoloridos e/ou ultravioleta, para ampliar a imagem de objetos invisíveis a olho nu. Qual parte do microscópio usamos para focar a imagem mostarda nas oculares?

a) Lentes objetivas

b) Parafuso macrométrico e micrométrico

c) Platina

d) Diafragma

e) Braço

2 - Mitose e meiose são processos de reprodução celular que acontecem nos seres vivos. Elas originam células para diferentes objetivos. Cada mitose produz duas células iguais à de origem. Uma meiose cria quatro células filhas com metade do material genético da célula mãe. Diante do exposto anteriormente, desenhe as características principais entre a mitose e a meiose.

3 - Mitose é uma etapa na qual as células eucarióticas dividem seus cromossomos entre duas células menores do corpo. Este processo dura, em geral, 52 a 80 minutos e é dividido em quatro fases: Prófase, metáfase, anáfase e telófase. Descreva corretamente qual fase e o que acontece em cada uma.[pic 1]

[pic 2]

4 - É o processo pelo qual os gametas são produzidos nos organismos dotados de reprodução sexuada. Nos animais, acontece nas gônadas, órgãos que também produzem os hormônios sexuais, que determinam as características que diferenciam os machos das fêmeas.Diante do que você já estudou assinale a alternativa que mostra que processo é esse.

a) Espermatogonia

b) Mitose

c) Assexuada

d) Gametogênese

e) Ovogênese

5 - A célula é a menor unidade dos seres vivos com formas e funções definidas. Isolada forma todo o ser vivo, no caso dos organismos unicelulares ou junto com outras células, no caso dos pluricelulares. A célula tem todo o material necessário para realizar processos vitais, como nutrição, liberação de energia e reprodução. Sobre as características celulares diferencie célula animal de celular vegetal.

[pic 3]

6 - Organelas são "pequenos órgãos das células", detém, cada uma, funções específicas e em conjunto possibilitam vida para a célula. São localizadas no citoplasma celular. Sobre as organelas marque a coluna dois conforme o correto.

1 - Lisossomos.                                        (   ) respiração celular

2 - Mitocôndrias.                                      (   ) modificação de substâncias

3 - Retículos endoplasmático rugoso.   (   ) fagocitose celular

4 - Complexo golgience                           (   ) síntese ribossomica

5 - Centríolos.                                            (   ) divisão celular

a) 3-4-5-2-1

b) 2-1-4-3-5

c) 2-4-1-3-5

d) 2-1-4-3-5

e) 4-5-3-1-2

7 - A membrana plasmática, também chamada de membrana celular ou plasmalema, é uma estrutura que delimita a célula, separando o meio intracelular do meio externo. Sobre a membrana plasmática quais estruturas encontramos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (415.9 Kb)   docx (4.7 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com