TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FIXAÇÃO BIOLÓGICA DE NITROGÊNIO

Por:   •  8/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 5

FIXAÇÃO BIOLÓGICA DE NITROGÊNIO

Avalição da aderença de Rhizobium em raízes das leguminosas cultivadas de soja em diferentes tipos de solo.

Acadêmicos:

Artigo desenvolvido para disciplina de Microbiologia Vegetal, como requisito para nota parcial do curso de Agronomia do 3º semestre B, ministrada pela professora Márcia Brito de Carvalho Stucki.

RESUMO

Nesse experimento, estaremos avaliando a taxa de crescimento de nódulos nas raízes das plantas de soja (Glycine max), formadas através das bactérias Rhizobium, em diferentes tipos de solos, os quais analisados foram os solo arenoso, solo argiloso e solo com matéria orgânica (humoso), para avalição e a irrigação dos solos, usamos o calculo para avaliar a capacidade de campo, e com isso chegar a taxa adequada de água em cada tipo de solo o começo do experimento foi no dia 13/03/2015.

1- INTRODUÇÃO

A soja (Glycine max), é uma planta herbácea incluindo na classe Magnoliopsida (Dicotiledônea), ordem Fabales, família Fabaceae, subfamília Faboideae e gênero Glycine L. É uma planta com grande variabilidade genética, tanto no ciclo vegetativo (período compreendido da emergência da plântula até a abertura das primeiras flores), como no reprodutivo (período do inicio da floração até o fim do ciclo da cultura), sendo também influenciado pelo meio ambiente, tendo seu ciclo completo no pais, com uma variância entre 80 a 120 dias.

O solo é a camada superficial da crosta terrestre, sendo formado basicamente por aglomerados minerais e matéria orgânica oriunda da decomposição de animais e plantas, os mais encontrados são os solos arenoso, argiloso e com matéria orgânica (solo humoso).

Solo arenoso: possui grande quantidade de areia. Esse tipo de solo é muito permeável, com uma taxa de porosidade de 35 a 50% , pois a água infiltra facilmente pelos espaços formados entre os grãos de areia. Normalmente ele é pobre em nutrientes.

Solo argiloso: é formado por grãos pequenos e compactos, sendo impermeável, com uma taxa de porosidade de 40 a 60% e apresentando grande quantidade de nutrientes, característica essencial para a prática da atividade agrícola.

Solo humoso: chamado em alguns lugares de terra preta, esse tipo de solo é bastante fértil, com uma taxa de porosidade de 60 a 80 % pois contém grande concentração de material orgânico em decomposição. O solo humoso é muito adequado para a realização da atividade agrícola.

Os rizóbios são bactérias de solo responsável pelo processo de fixação biológica de nitrogênio em raízes de leguminosas. O nitrogênio é abundante na sua forma inorgânica (N2), constituindo 78% do ar atmosférico, porem relativamente raro em íons absorvíveis por plantas, como nitratos, nitritos e amônio. Os rizóbios, quando associados às raízes, transformam isso em troca de produtos fotossintéticos da planta.

Para se ter uma ideia, no Brasil a inoculação de sementes de Soja (Glycine max) com rizóbios na lavoura, trás uma economia significativa nas propriedades rurais, por ser uma fonte de nutriente, formada pelos nódulos da raiz da soja, que é fixadora de nitrogênio, com isso trazendo menos gasto ao proprietário da lavoura, com a compra de adubação nitrogenada.

Após as pesquisas citadas acima, estaremos desenvolvendo as etapas do experimento do plantio da semente de soja (Glycine max), em vasos, utilizando os 03 tipos de solo, até a coletas dos dados dos nódulos das raízes para observação dos rizóbios, medindo seu peso e quantos nódulos por planta foram coletados, além da observação do ciclo até a retirada da planta, do solo.

Para o plantio foram realizados cálculo para determinação da capacidade de campo de cada tipo de solo.

Capacidade de campo é a quantidade de água retida pelo solo após a drenagem ter ocorrido ou cessado em um solo previamente saturado por chuva ou irrigação; é a quantidade de água retida pelo solo quando a condutividade hidráulica não saturada se torna tão pequena que o fluxo de água pode ser considerado como sendo zero; para fins de irrigação, capacidade de campo é o conteúdo volumétrico de água em equilíbrio com o componente matricial do potencial de água de -10 a -30 kPa (-0,1 a -0,3 bar).

2- MATERIAL E MÉTODO

Material para capacidade de campo.

 03 Becker 100 ml.

 01 Balança eletrônica de 5 kg.

 Algodão.

 Funil.

Material para elaboração dos vasos com os tipos de solo.

 03 Vaso.

 2,5 kg de cada tipo de solo (arenoso, argiloso e humoso).

 01 Balança eletrônica de 5 kg.

 01 Enxadão.

Métodos para elaboração do experimento.

Para esse experimento, pegamos 03 vasos e peneiramos os solos individualmente em cada vaso, o peso para cada tipo de solo é de 2,5 kg, após

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com