TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Telefonia Fixa

Dissertações: Telefonia Fixa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  4.712 Palavras (19 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 19

Telefonia Fixa

VOL.1 , Nº. 1, ANO 2010

autor

Andréa Ferreira de Sousa

Bruna Paiva Teixeira Lima

Diego Lucas Parra Lima

Marcelo do N.G. Saraiva

Marco Antonio Tourino Diniz

Rafael Melo de Andrade

Rellthon Russo Kennd

EVOLUÇÃO DAS CENTRAIS TELEFONICAS, SOFTSWITCH E VOIP.

ResuMO

Esta resenha fará uma introdução à evolução das centrais telefônicas até SOFTSWITCH e VoIP, com suas formas de funcionamento e aplicações e técnicas necessárias.

Devido à evolução da telefonia fixa ao longo dos anos, foram descobertas várias tecnologias e equipamentos novos para a operação deste sistema que antes era muito mecânico, grande e pesado.A telefonia desde os primórdios de sua invenção vem passando por diversas tecnologias novas, logico que isso e um processo normal na evolução das necessidades humanas de encurtar cada vez mais as comunicações, neste trabalho será abordado a evolução da telefonia, e sua necessidade de convergência para ALL_IP, com aprofundamento em softswitch e voip.

abstract

Esta resenha fará uma introdução à evolução das centrais telefônicas até SOFTSWITCH e VoIP, com suas formas de funcionamento e aplicações e técnicas necessárias.

Devido à evolução da telefonia fixa ao longo dos anos, foram descobertas várias tecnologias e equipamentos novos para a operação deste sistema que antes era muito mecânico, grande e pesado. A telefonia desde os primórdios de sua invenção vem passando por diversas tecnologias novas, logico que isso e um processo normal na evolução das necessidades humanas de encurtar cada vez mais as comunicações, neste trabalho será abordado a evolução da telefonia, e sua necessidade de convergência para ALL_IP, com aprofundamento em softswitch e voip.

EVOLUÇÃO DA CENTRAL TELEFONICA

A invenção do telefone e das centrais de comutação surgiu à idéia de automatizar as ligações entre as várias linhas existentes. Ou seja, a pessoa que desejasse telefonar, acionava mecanismos que enviavam sinais elétricos à central automática, ligando seu aparelho ao telefone da pessoa com quem desejava falar sem a ajuda das telefonistas, Fig.1. Em 1879, os irmãos Thomas e Daniel Connelly, juntamente com Thomas J. McTighe patentearam o primeiro sistema em que um usuário.

Fig.1 - Sistema Manual, ao retirar o fone do gancho acende uma luz no painel da telefonista, que atende e completa a chamada ao destino solicitado. Fonte: Internet. - Google

A primeira central telefônica automática a usar o sistema de Strowger, Fig dois, que era um agente funerário, e por desconfiar das telefonistas que não estava recebendo chamadas de clientes, solicitou ajuda a um relojoeiro e juntos criaram e foi aberta em 1892 em La Porte, em Indiana, EUA. Na década que surgiu, foram instaladas mais de 70 centrais destas nos Estados Unidos.

Fig. 2 - Sistema automático tipo Strowger (passo-a-passo)

Fonte: Internet. - Google

Fig. 3 - Manutenção de antigos dispositivos

De sistemas automáticos passo-a-passo

Fonte: Internet. - Google

Os profissionais de Telecom da época eram verdadeiros mecânicos, vide Fig.3.

O sistema evoluiu para eletromecânicos e híbridos, passando a utilizar-se de válvulas depois transistores e grandes relês vide Fig.4.

[pic]

Fig.4 - O Eniac possuía mais de 17.468 válvulas e ocupava 93 m².

O aumento do número de possibilidades de comutação de usuários, fez com que se criassem os centros de distribuição de fios, Fig. 5 e 6.

|Fig. 5 - Central Telefônica - Torre de Fios, |

|São Paulo – 1916 |

|Milhares de fios metálicos indo aos escritórios e|

|residências por via aérea com |

|Sinal Analógico. |

| |

|(FERRARI, Antonio M. Telecomunicações: |

|Evolução e Revolução. 2 ed. Ed. Érica, |

|1998). |

Fig.6 – DG – Distribuidor Geral.

Fonte : Internet. - Google

Fig. 7 -Cabos pressurizados –. Soldas de chumbo, saem para os armários e depois às.casas.

Fonte: Internet. -Google

EVOLUCAO DAS REDES TELEFONICAS

As primeiras centrais automáticas ou centrais que dispensavam o operador/telefonista para completar uma ligação, eram do tipo eletromecânico, conhecido como Passo-a-passo.

[pic]

Fig.8 - Seletor Cross bar (FERRARI, Antônio M. Telecomunicações: Evolução e Revolução. dois ed. Ed. Érica, 1998. p.37).

Foram inicialmente substituídas pelas centrais Cross Bar ("Barras cruzadas", também eletromecânicas) e a partir dos anos 70 as empresas de telefonia passaram a utilizar Centrais Digitais, também chamadas CPA ("Central de Programa Armazenado"). As CPA's são verdadeiros computadores específicos para a função, e trabalham com um software interno para execução das operações inerentes: interligar (comutar) terminais, executar controle, teste e gerenciamento do hardware, serviços adicionais (identificação de chamadas, transferência de chamadas, ligações simultâneas, etc.) aos clientes.

É importante observar que o processo para comutar dois terminais telefônicos, em termos gerais é simples, porém, na prática, exige uma grande Infraestrutura para Sistemas de Telecomunicações disponível, tais como, sistemas de energia elétrica, ar-condicionado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com