TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farmacognosia - Alcalóides

Artigo: Farmacognosia - Alcalóides. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  1.059 Visualizações

Página 1 de 3

Prática – Extração e identificação de alcalóides

1. INTRODUÇÃO:

Os alcaloides formam um grupo heterogêneo de substâncias que se caracterizam pela presença de nitrogênio heterocíclico com par de elétrons desemparelhados. Alguns apresentam toxicidade elevada e efeito farmacológico notável. Os alcaloides podem ser identificados por formarem sais com ácidos e por precipitarem ou adquirirem cores características com determinados reagentes.

Esses compostos orgânicos sempre foram utilizados, principalmente na época dos alquimistas, obviamente eles não possuíam o domínio das fórmulas estruturais, mas por outro lado eles conheciam as propriedades e os atributos destes compostos, tanto é que o efeito medicinal do uso de plantas é devido a semelhança e a ação desses compostos com os que estão presentes no organismo em virtude de sua semelhança com proteínas e ácidos nucléicos.

Atualmente a pesquisa em torno desses compostos tem obtido resultados satisfatórios tanto na purificação e caracterização como na síntese. São compostos que apresentam características bastante peculiares são usados na fabricação de fármacos principalmente, porém existem alcalóides que são excelentes remédios e outros potentes venenos naturais capazes de matar em poucos segundos, os alcalóides são compostos complexos e abundantes na natureza. Cientistas acreditam que a presença dos alcalóides nas plantas e na pele de alguns anfíbios funciona como mecanismo de defesa contra seus predadores, sistema de armazenamento de energia, proteção contra a intensidade dos raios UV, agente de desintoxicação e biosintese de biomoléculas vitais, tais como aminoácidos e proteínas. Os alcalóides estão presentes nas seguintes angiospermas Apocynaceae, Papaveraceae, Ranunculaceae, Rubiaceae, Solanaceae, Berberidácea, porém as pesquisas se dirigiram para a família Rutaceae, em virtude desta família de vegetais apresentarem características importantes como a variedade de alcalóides de interesse.

2. OBJETIVO:

Realizar a extração de alcaloides em solução aquosa ácida; realizar a identificação de alcaloides pelos reagentes de Mayer e Dragendorf.

3. PARTE EXPERIMENTAL

3.1 MATERIAIS E REAGENTES:

Materiais:

 2 Béqueres 50mL;

 Proveta de 50mL;

 Suporte universal com argola;

 Funil de vidro;

 Funil de separação;

 Bastão de vidro;

 Papel de filtro;

 Pipeta graduada de 5mL;

 Pera de Borracha

 Placa aquecedora;

 Espátula;

 Fita de pH

Reagentes

 Ácido clorídrico 1%;

 Diclorometano;

 Hidróxido de amônio concentrado;

 Reagente de Mayer (cloro iodomercurato de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com