TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Farmacognosia

Monografias: Trabalho Farmacognosia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO:

A farmacognosia é o ramo mais antigo das ciências farmacêuticas e tem como alvo de estudo os princípios ativos naturais, sejam animais ou vegetais. Apenas a partir de 1815 foi introduzido o termo farmacognosia, que deriva do grego pharmakon (fármaco) e gnosis (conhecimento). Este termo foi usado pela primeira vez pelo medico austríaco Schmidt em 1811.

A definição mais ampla de farmacognosia: “é a aplicação simultânea de varias disciplinas cientificas com o objetivo de conhecer fármacos naturais sob todos os aspectos”. Ou ainda, a farmacognosia é uma ciência multidisciplinar que contempla o estudo das propriedades físicas, químicas, bioquímicas e biológicas dos fármacos ou dos fármacos potenciais de origem natural assim como busca novos fármacos a partir de fontes naturais.

Drogas vegetais são a parte utilizada da planta medicinal seca e estabilizada, podendo ser inteira, rasurada ou pulverizada. Apesar da maioria dos estudos farmacognosticos focar nas plantas e derivados, outros tipos de organismos também são considerado de interesse farmacognostico, como por exemplo, bactérias e fungos e também organismos marinhos.

A farmacognosia usa diversos processos de extração para extrair as drogas presentes nas plantas de uso medicinal, alguns exemplos desses processos são a percolação e a maceração. Esses processos serão tratados nesse trabalho.

1.0 Processos:

1.1 Teor da Umidade da Matricaria chamomilla L.:

Pesar 10g de Camomila (Matricaria chamomilla L.), coloca-lá em um Béquer e levar a estufa por 2 horas para secagem.

Após a secagem pesar novamente a Camomila (Matricaria chamomila L.) e calcular a diferença de peso e o percentual de água q estava presente.

1.2 Extração “Estilo Percolação”:

Pegar um Funil de Separação e colocar um pequeno pedaço de Algodão na ponta, prender num suporte com garra. Pesar 10g de Camomila (Matricaria chamomila L.) e colocar no funil. Em seguida completar com Água Destilada, fechar o funil e esperar até que caia uma gota do solvente extrator e feche a torneiro do funil. Embrulhar em papel filme e deixar extrair para formar a tintura.

1.3 Extração Fracionada Camomila (Matricaria chamomila L.) com Álcool 30º, 50º e 70º:

Pesar 10g de Camomila (Matricaria chamomila L.) e colocar em um Béquer (repetir o processo mais duas vezes), em seguida em um Béquer adicionar o Álcool 30º, cobrir com Papel Filme (repetir o processo com álcool 50º e 70º) e deixar macerar.

1.4 Hidrodestilação por Arraste a Vapor e com Álcool 70º:

Na extração por Arraste a Vapor, colocar 5g de Cravo da Índia (Eugenia caryophyllata Thunb.) em um Balão de Fundo Redondo com 250 mL com Álcool 70º, conectar ao Kitassato com água colocar sobre a Tela de Amianto. Conectar ao condensador e colocar um Béquer no fim do condensador. Aquecer o Kitassato com o Bico de Bussen e deixar a extração do Eugenol ocorrer.

Na extração com Álcool 70º, colocar 5g de Cravo da Índia (Eugenia caryophyllata Thunb.) em um Balão de Fundo Redondo com 250 mL de Álcool 70º, colocar na Manta de Aquecimento. Conectar ao condensador e colocar um Béquer no fim do condensador. Aquecer o Balão de Fundo Redondo com a Manta de Aquecimento e deixar a extração do Eugenol ocorrer.

1.5 Maceração com Éter:

Pesar 5g de Camomila (Matricaria chamomila L.), na capela de exaustão colocar na proveta 50 mL de Éter. Colocar ambos em um béquer, cobrir com papel filme e deixar macerar.

1.6 Extração por Soxhlet:

Pesar 5g de Cravo da Índia (Eugenia caryophyllata Thunb.) e 5g de Urucum (Bixa orellana L.), coloca-lós num cartucho de Papel Filtro e inserir cartucho no Sifão e conectá-lo ao condensador. Colocar 250 mL de Éter no Balão de fundo Chato conectar ao Sifão e aquecer com Chapa de Aquecimento. Esperar ocorrer à evaporação do solvente e a sua condensação para extrair a Bixina e o Eugenol.

2.0 Desenho do Aparelho de Soxhlet e a Função de suas Partes:

Fig. 1 – Desenho do Aparelho de Soxhlet.

Manta de Aquecimento: Aquecer o Balão para realizar a evaporação do solvente.

Balão de Fundo Chato: Armazenar o solvente para ser evaporado.

Cartucho de Papel Filtro: Armazenar a droga para extração.

Sifão: Manter o óleo extraído por um intervalo de tempo.

Condensador: Condensar o solvente evaporado para cair no papel filtro com a droga para que ocorra a extração.

3.0 Desenho do Sistema de Destilação e a Função de suas Partes:

Fig. 2 – Desenho do Sistema de Destilação.

Manta de Aquecimento: Aquecer o Balão para realizar a evaporação do solvente mais a substância extraída.

Balão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com