TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farmacognosia - Resumo Artigo

Casos: Farmacognosia - Resumo Artigo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 2

Cada vez mais vem descobrindo- se novas plantas medicinais como fonte de novas moléculas antimicrobianas. Entre elas o tomilho que foi avaliado como atividade antimicrobiana do extrato etanólico de Thymis vulgaris L. (tomilho). Estudos comprovam ação sobre microorganismos a partir do óleo essencial dessa planta e não por meio do extrato polar da mesma e uma analise fotoquímica dos constituintes do produto advindo de uma extração com solvente polar.

Os extratos foram obtidos a partir de flocos de folhas secas e trituradas de Thymus vulgaris L., sendo realizada uma maceração das folhas da planta em etanol absoluto (1.3 p.v) por dez dias, em frasco fechado à temperatura ambiente (25º aproximadamente) e ao abrigo da luz seguido por filtração e dissociação para obtenção do extrato bruto.

A metodologia utilizada foi a mesma adotada pelo National Committee foi Clinical Laboraty Standards- NCCL(1999). O método foi de difusão em discos, onde o extrato foi diluído em Dimetilsulfoxido (DMSO) nas concentrações 50mg/ml, 100 mg/ml e 200 mg/ml para inoculação nos discos.

Cepas fúngicas utilizadas: Candida albicans, Candidaglabrata,Candida parapilosis e Cryptococcus neoformans. Cepas bascterianas: Escherichia coli, Pseudomona aeruginosa, Staphylococcus aureus, Streptococcus faecolis.

Após a inoculação das placas procederam com as medições dos halos de inibição as colônias que cresceram-no halo de inibição foram consideradas resistentes aquele extrato testado.Extratos ativos foram considerados aqueles que obtiveram halos maiores que 10mm.Na analise fitoquimica do extrato de Thymus vuldaris L. por via úmida sendo uma análise qualitativa, foi verificada as presenças de alcaloides, flavanoides, taninos, saponinas, cumarinas, fenóis e terpenos.

A metodologia baseada no método e Bauer etal ( 1966) utilizou como padrão de controle DMSO que foi o solvente diluente do extrato nas três concentrações testadas e também o padrão de controle positivo com fluconazol para cepas fúngicas e cefalotina para as bactérias.

Na concentração de 50mg/ml o extrato teve uma maior ação antifúngica na cepa de Candida glabrata apresentou melhor atividade antibacteriana nas placas incubadas com Staphylococcus aureus, apresentando um maior halo de inibição em todas as concentraçoes testadas se comparadas com as cepas de Pseudomonas aeruginosa e Streptococcus .

O extrato analisado do tomilho possui antimicrobiano contra os microorganismos , principalmente contra Candida glabrata e Staphylococcus aureus, cepas as quais foram obtidas as melhores atividades in vitro sendo que os mesmo apresentou uma elevada atividade contra bactérias Staphylococcus aureus que é uma bactéria gram positiva, sendo um possível potente antibacteriano para cepas gram positivas multirresistentes.

Sugere- se estudos mais aprofundados e específicos com o extrato para descobrir melhor atividades biológicas e possibilitar o surgimento de um novo antimicrobiano para o mercado farmacêutico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com