TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fauna E Flora

Ensaios: Fauna E Flora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2014  •  248 Palavras (1 Páginas)  •  337 Visualizações

A fauna brasileira é rica em espécies, e essa diversidade é própria dos climas tropicais. Comporta, entretanto, um número relativamente pequeno de indivíduos e muitos deles são endêmicos. (Ocorrência restrita em espaço terrestre de uma determinada espécie, grupo de espécies ou população. Há espécies que só existem na América do Sul, como a capivara - que é o maior roedor do mundo - e a ema. Exemplos de indivíduos endêmicos são o peixe-boi e o boto-rosa, exclusivos da Região Amazônica, assim como a cambaxirra, o sebinho-peito-amarelo-branco, e o tracajá, ou tartaruga-do-amazonas. Entre as aves, também podemos citar, no Brasil, o uirapuru-coroa-dourada, a arara-vermelha e a arara-azul-de-lear.).

Confira no quadro abaixo o total estimado de espécies da fauna de nosso país.

Existem as espécies migradoras, como o andorinhão, a marreca-do-amazonas, a marreca-da-asa-azul, o macaco-caiarara e o macaco-barrigudo, e existem as espécies não migradoras, que vivem em um só ambiente, onde encontram alimento e se reproduzem.

Os jacarés-de-papo-amarelo, por exemplo, vivem em lagoas e igarapés formando populações sedentárias; os grandes felinos, como as onças, delimitam territórios para caçar e se reproduzir.

Os animais migram em busca de alimento, abrigo ou buscando se reproduzir.

Muitas espécies se encontram em extinção devido a processos naturais; outras, no entanto, correm o risco de extinção pela acelerada ocupação e destruição da nossas florestas.

Preocupado com essa situação, o IBAMA publicou a lista oficial das Espécies Ameaçadas de Extinção.

Na lista há animais bem conhecidos, como a ararinha-azul, a ararajuba, o mico-leão-de-cara-dourada, tamanduá-bandeira, tatu-canastra, ariranha e outros

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com