TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fauna e Flora

Por:   •  23/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  882 Visualizações

Página 1 de 3

BIOMA

Em ecologia chama-se bioma a uma comunidade biológica, ou seja, fauna e flora e suas interações entre si e com o ambiente físicosoloágua e ar. São grandes ecossistemas que apresentam aspectos semelhantes em todo o seu território, como o clima, latitude, relevo, regime de chuvas e tipo de solo. É influenciado pelo macro clima, tipo de solo, condição do substrato e outros fatores físicos, não havendo barreiras geográficas, ou seja, independente do continente, há semelhanças das paisagens, apesar de poderem ter diferentes animais e plantas, devido à convergência evolutiva. A palavra bioma (de bios=vida e oma=grupo ou massa) foi usada pela primeira vez com o significado acima por Clements (ecologista norte-americano) em 1916. Segundo ele a definição para bioma seria, “comunidade de plantas e animais, geralmente de uma mesma formação. Os biomas do mundo dividem-se em terrestres e aquáticos. Não existe consenso sobre quantos biomas existem no mundo, mas há consenso sobre:

Os biomas terrestres

Sylva – As floresta, nas suas diversas formas (temperada, equatorial e taigas).

Saltus – São as formações herbáceas naturais (savanas e estepes) ou feitas pelo homem (pastagens e vegetação rasteira).

Ager – Os campos cultivados, incluindo jardins.

Desertus – Todas as superfícies não cultivadas:  desertos quentes como do Saara (África) e frios como as zonas próximas aos pólos (tundras) e também as cidades.

Os biomas aquáticos

Biomas de água doce – Lagos, lagoas e rios.

Biomas de água salgada – mares e oceanos.

Os grandes biomas brasileiros

No Brasil existem nove tipos de biomas diferentes:

Floresta amazônica, Cerrado, Mata Atlântica, Campos, Caatinga, Mata de araucária, Vegetação do pantanal, Matas intermediárias, Vegetação litorânea.

BIOSFERA

É o conjunto das regiões da Terra onde a vida é possível em caráter permanente. Envolve a crosta terrestre, as águas, a atmosfera e, hoje, sofre alterações significativas, rápidas e desastrosas, com a destruição sistemática de seus habitats e recursos naturais de que depende a comunidade planetária.
A palavra foi criada em 1875 pelo geólogo austríaco Eduard Suess e popularizada, dentro dos meios científicos, pelo mineralogista russo Vladimir Vernadsky. As Reservas da Biosfera são áreas de ecossistemas terrestres ou costeiros internacionalmente reconhecidas pelo programa “O Homem e a Biosfera” (“Man and Biosphere”) desenvolvido pela Unesco, desde 1972. Estas reservas possuem três importantes funções: conservação, desenvolvimento e apoio logístico às áreas protegidas. Atualmente, existem 411 Reservas da Biosfera em 94 países, cobrindo uma área superior a 250 milhões de hectares.
Cada Reserva da Biosfera é uma coleção representativa dos ecossistemas característicos da região em que esta se estabelece. Seu conjunto de reservas forma uma rede mundial que fomenta a troca de informações, experiências e pessoal - em particular entre Reservas da Biosfera com tipos de ecossistemas semelhantes, como também que possuam experiência em resolução de problemas similares. Sendo um instrumento de conservação, as reservas favorecem a descoberta de soluções para problemas como desmatamento, desertificação, poluição atmosférica, efeito estufa, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (83.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com