TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FAUNA E FLORA

Artigos Científicos: FAUNA E FLORA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 5

Fauna

Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus)

A fauna do estado é muito rica. São encontradas onças, guarás, tatus, cervos, macacos, tamanduás, pacas, capivaras, antas (nas margens de rios) e emas, seriemas, sendo essas últimas, espécies típicas do Cerrado. Várias dessas espécies estão ameaçadas de extinção, devido ao desmatamento, as queimadas, ao uso de agrotóxico e da caça predatória na região.

Fauna :

A fauna em Goiás é riquíssima, destacando-se animais de variadas espécies, como capivaras e antas, as margens de rios e riachos. Nas matas:onças, tamanduás, macacos e animais típicos do cerrado, como a ema e a seriema. Pássaros de variadas espécies enriquecem a fauna goiana, além de peixes e anfíbios nos rios e lagos espalhados em todo o estado.

Fauna:

Suim ou mico-estrela (Callithrix spp

Nem tão rica como a de outros ecossistemas brasileiros e ainda bastante ameaçada pelos desmatamentos e queimadas, a fauna do nosso Cerrado mantém suas peculiaridades devido a diversidade de tipos de vegetação. Os animais mais típicos são: lobos-guará, emas, seriemas, gaviões, urubus-reis, répteis, raposas, etc. Em Pirenópolis, devido às altitudes e formações rochosas, é comum o avistamentos de aves de rapinas raras, como águia-cinzenta, águia-chilena, urubu-rei e diversos outros gaviões. Dentro da cidade a fauna também é farta, é possível avistar com freqüência tucanos, frango-d´água, maritacas, micozinhos, etc.

Clima

O clima do estado é tropical semi-úmido, com temperatura média anual de 23°C.

CLIMA:

O clima é o típico do Cerrado (tropical úmido) com duas estações bem definidas ( quente e chuvosa; fria e seca) com temperaturas médias entre 35ºC (máxima) e 15º C (mínima), conferindo á cidade o estigma de cidade com clima quente e calor excessivo.

Bacias Hidrograficas

Os rios que cortam o estado pertencem a três bacias hidrográficas: Bacia do São Francisco, Bacia do Tocantins e Bacia do Rio Paraná.

Economia

Goiânia é a vigésima segunda cidade mais rica do Brasil, a décima segunda entre as capitais brasileiras e a primeira em seu estado.

FLORA

A vegetação típica do Cerrado possui troncos retorcidos, de baixo porte, com cascas espessas e folhas grossas. Em geral, as raízes de suas árvores são pivotantes, ligadas ao lençol freático o que pode propiciar seu desenvolvimento para até 15 metros de profundidade.

Cerrado

O cerrado é um dos principais biomas do país, ocupa cerca de 22% de todo o território, mas sofre com a ameaça constante de extinção, essa previsão pessimista é proveniente do atual quadro ambiental em que se encontra o cerrado, no qual, aproximadamente 80% da biodiversidade já sofreu alterações na fauna e flora, em Goiás a situação é mais agravante pois estimativas revelam que cerca de 90% de todo bioma já se encontra alterado.

Em Goiás, os parques de preservação representam apenas 1% de todo cerrado goiano, enquanto que em outros estados a média é de 2,5%, esses dados estão muito abaixo das metas internacionais que é de 10%, esse percentual deveria ser revertido em reservas ambientais em Goiás.

A vegetação do cerrado é, em geral, de pequeno porte, com galhos retorcidos e folhas grossas.¹

Arara vermelha e arara-canindé

Tamanduá-bandeira Myrmecophaga-tridactyla

Cachorro-do-mato-vinagre (Speothos venaticus)

Lobo -guará (Chrysocyon brachyurus)

Anta (Tapirus terrestris)

Hino de Goiás (2001)

Letra: José Mendonça Teles

Música: Maestro Joaquim Jayme

Santuário da Serra Dourada

Natureza dormindo no cio,

Anhanguera, malícia e magia,

bota fogo nas águas do rio

Vermelho, de ouro, assustado,

foge o índio na sua canoa.

Anhanguera bateia o tempo:

- Levanta, arraial Vila Boa!

Terra querida

fruto da vida,

recanto da paz.

Cantemos aos céus,

regência de Deus,

louvor, louvor a Goiás!

A cortina se abre nos olhos

outro tempo agora nos traz.

É Goiânia, sonho e esperança,

É Brasília pulsando em Goiás.

O cerrado, os campos e matas,

a indústria, gado, cereais.

Nossos jovens tecendo o futuro,

poesia maior de Goiás!

A colheita nas mãos operárias,

benze a terra, minérios e mais:

- O Araguaia dentro dos olhos

me perco de amor por Goiás!

Terra querida,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com