TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fernando Botero Angulo

Seminário: Fernando Botero Angulo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  Seminário  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

Fernando Botero Angulo (19 de abril de 1932) é um artista figurativista colombiano, chamado por alguns de "Boterismo", o que lhes dá uma identidade inconfundível. Botero retrata as mulheres, homens e geazy, da vida diária, acontecimentos históricos e personagens, marcos de arte, ainda-vida, os animais e o mundo natural, em geral, com volumetria exagerada e desproporcionada, acompanhado por detalhes de crítica mordaz, ironia, humor e criatividade.

Suas obras destacam-se sobretudo por figuras rotundas, o que pode sugerir a estaticidade da humanidade. Percebe-se a sua escultura como uma crítica social, especialmente no que diz respeito à ganância do ser humano.

Escultura de Botero em Bogotá.

Nos anos 50 ele estudou em Madrid, onde expos aos mestres espanhóis o seu interesse por arte pré-colombiana, colonial espanhola e pelos temas políticos do muralista mexicano Diego Rivera.

Sua primeira exposição foi em 1951, em Bogotá, mas a sua formação teve início em 1953, quando ingressou na Academia de San Marco, em Florença, para estudar técnicas de afresco e assimilou algo sobre arte renascentista.

Botero, se lançou ao mundo com a releitura da famosa obra de Jan van Eyck, O Casal Arnolfini, em seu quadro dominavam as formas redondas, assim como fez com a famosa Mona Lisa de Leonardo da Vinci. Botero é um homem muito famoso e é ídolo de artistas que hoje também são famosos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com multimídias sobre Fernando Botero

Obras de Fernando Botero

Documentario 52': Fernando Botero, the rebel

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com