TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS FERNANDO

Trabalho Universitário: ATPS FERNANDO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2013  •  2.367 Palavras (10 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE ANHANGUERA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA 1º A NOTURNO

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ATPS

PET GLAMOUR

NOME RA

Marcelo Martins Bezerra 6661402021

Marcelo Castilho Gonçalves 6247225582

Renato Cabral da Silva 6601404955

Roberto A Neri 6661410847

Sergio José da Silva 6659389602

Osasco, Maio 2013

Relatório de ATPS Comportamento Organizacional

Caso: PET GLAMOUR

Etapa: 1

O Pet Shop Pet Glamour surgiu do sonho de dois irmãos de terem o próprio negócio. Na escolha do nicho de mercado levou em conta o fato de ambos gostarem de bichos de estimação.

João Maria Lourenzão formou se em Tecnologia em Gestão Comercial e Alba Lourenzão sempre trabalhou como cabeleireira em grandes salões de beleza. Para realizar o sonho, eles pegaram empréstimo no banco e abriram o Pet Shop.

João assumiu toda a administração da empresa, enquanto Alba se responsabilizou pelo banho e tosa. Além dos dois sócios, a empresa conta com mais cinco funcionários:•.

• Gerente da loja: Rui Leme

• Vendedoras: Leila Xavier e Elaine Vérner

• Banho: Anita T. Jordão e Léa J. Jordão

• Tosa: Éder Seles

No quadro de componentes da Pet Glamour, há uma personagem identificada como Iara Santos, que não foi citada no organograma da empresa. É uma incógnita no case.

Baseado nos problemas da pet shop, identificamos os traços das diversas personalidades da empresa seguindo o conceito da Teoria dos Big Five (cinco fatores utilizados por diversos pesquisadores no campo organizacional), como segue no quadro abaixo:

Traços

de

Personalidade proposto pela teoria dos Big Five Extroversão A pessoa é gregária, assertiva e sociável (por oposição à reservada, tímida e calada).

Agradabilidade A pessoa é cooperativa, “quente” e agradável (e não fria, desagradável, antagônica)

Consciência A pessoa é trabalhadora, organizada, confiável (e não preguiçosa desorganizada e não confiável).

Estabilidade Emocional A pessoa é calma, autoconfiante (por oposição a ansiosa, depressiva).

Abertura as Novas Experiência A pessoa é criativa, curiosa, culta (por oposição a pratica, “terra a terra”, com poucos interesses).

 João Maria Louranzão – Sócio – Administração Geral

Características do personagem = Apesar de ser o administrador geral da pet, usa seu tempo somente com o trabalho burocrático, falta talento para delegar funções, desenvolve mais a função operacional em sua administração, não administra bem o seu tempo, o que vem causando o encolhimento da empresa. Sua qualidade mais expressiva é se trabalhador.

Traço de personalidade identificado= Consciência

 Alba Lourenzão - Sócia - Responsável pelo Setor Banho e Tosa

Características do personagem = Para essa personagem, a pet é apenas o grupo a qual é responsável, o setor de banho e tosa. Não exerce liderança sobre sua equipe, pois não é respeitada pelas pessoas do grupo, que usam o nome da mesma para tomarem atitudes sem mesmo consultá-la. Não coopera com a administração, deixando a encargo do sócio, reclama, porém é apática. Não toma nenhuma decisão, mesmo sabendo que o faturamento da empresa vem caindo. Reclama mas é omissa quanto a sua responsabilidade, demonstra uma personalidade muito calma.

Traço da personalidade identificado = Estabilidade Emocional.

 Rui Leme - Gerente da Loja

Características do personagem = Esse funcionário só tem o título de gerente, não exerce a função. Falta-lhe atitude, voz ativa, segurança e controle da situação. Conhece as regras, sabe que não estão sendo seguida e nada faz para que sejam cumpridas. É desorganizado e não confiável. Muito calmo.

Traço da personalidade identificado = Estabilidade Emocional.

 Elaine Verner e Leila Xavier – Vendedoras

Características das personagens = Segundo relatado no case elas são autoconfiante, pois faltam ao trabalho e chegam atrasadas com muita frequência. O indivíduo tem que confiar muito em si, para ter a garantia de que agindo dessa forma não será demitida. Bem que se analisarmos o ambiente em que labutam, não será tomada nenhuma atitude em relação ao comportamento das mesmas.

Traço da personalidade identificado: Estabilidade emocional.

 Anita T. Jordão e Léa J. Jordão – Banho

Características das personagens = Conforme observamos nos problemas citados no caso, essas funcionárias são displicentes, não respeitam os superiores hierárquicos, abusam da confiança da responsável pelo setor, usando o nome da mesma para burlar normas da empresa. Pelo fato de pegarem sempre os produtos, a ponto de fazer a gerência perder o controle, sugere que as mesmas sejam trabalhadoras, cooperam entre si e esforçam se para se der bem no ambiente onde estão inseridas (de certa forma são sociáveis).

Traço da personalidade identificado = Extroversão.

 Éder Seles – Tosa

Características do personagem = Além de possuir os mesmos problemas das funcionárias do banho, como a falta de respeito com seus superiores, abuso da confiança do responsável pelo setor, etc... Esse indivíduo não respeita as colegas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com