TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento O Que é Design De Embalagens

Artigos Científicos: Fichamento O Que é Design De Embalagens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 3

Num mundo onde existe uma superabundância de tudo (número excessivo de lojas, canais de publicidade, televisão, hambúrgueres, carros, roupas e tudo o que podemos imaginar) é necessário, apesar de difícil, saber se diferenciar da concorrência. O consumidor tem um número quase infinito de escolhas e uma marca deve se destacar de alguma forma, seja pelo apelo visual, pelos baixos/altos preços, pela estratégia de aproximação com o consumidor, etc. Mas, antes de tudo isso, é necessário certo entendimento de seu público-alvo. É impossível criar uma embalagem que seja relevante sem entender quem a utilizará. Coloque-se no lugar do consumidor. Converse com ele, entenda sua perspectiva e absorva tudo o que puder. Entenda quais fatores são importantes na decisão de compra. Por trás de cada boa resposta há uma boa pergunta.

Sustentabilidade também é uma questão importantíssima no projeto de uma embalagem. O uso de um suporte reciclado é uma maneira fácil de demonstrar que a empresa está preocupada com o futuro do meio-ambiente. Os designers devem desempenhar seus papéis e influenciar a escolha dos materiais feita pelos seus clientes. Diversos ícones ambientais foram criados para embalagens, podendo assim facilitar a escolha do consumidor sustentável na hora da compra.

Todo projeto de design começa com um briefing, e o sucesso de um projeto muitas vezes está relacionado à qualidade desse briefing. O designer precisa conhecer os parâmetros dentro dos quais devem trabalhar, e isso deve ser fornecido por um briefing bem feito. Quanto maior a percepção do público-alvo e de suas necessidades, melhor a capacidade de criar uma solução de sucesso. Quanto mais conhecemos a concorrência, maiores são as chances de se destacar/diferenciar. É preciso criar uma solução que responda a todas as questões do projeto, tais como transporte e armazenagem, manuseio de produtos, exposição e merchandising, seleção de materiais, considerações ambientais, engarrafamento ou empacotamento, matérias primas, custos de produção e transporte, etc.

Design é uma combinação da visão do designer e da expressão dessa visão através de elementos de design.

Depois de o designer estabelecer as mensagens centrais e periféricas do projeto, ele pode se concentrar no uso da seleção e do layout tipográfico, peso e cores das fontes e em outros recursos gráficos (painéis, símbolos, ícones, barras, linhas e fios) para atrair a atenção do consumidor às informações relevantes. O layout e a hierarquia de informações servem a um objetivo, não são somente exercício estético.

A linguagem de um produto pode demonstrar os valores de uma marca, projetando valores como autoridade, perícia e eficácia, e demonstrar a personalidade da marca, projetando características como juventude, diversão e paixão. Com tanta ênfase no auto-serviço, os consumidores precisam de ajuda para escolher o produto correto, e a linguagem do mesmo pode auxiliar o consumidor.

Imagens são a base de vários designs de embalagens, por serem poderosas, imediatas e duradouras, podendo sintetizar uma proposta básica e comunicá-la de forma rápida e eficaz. Imagens são mais lembradas do que palavras. Uma porcentagem significativa das imagens de embalagens é fotográfica, muitas vezes sendo metafórica e buscando sintetizar por meio da imagem uma emoção ou estado de espírito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com