TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Design De Embalagem: Uma Nova Aplicação Para Embalagens De Ketchup

Artigo: Design De Embalagem: Uma Nova Aplicação Para Embalagens De Ketchup. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  6.331 Palavras (26 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 26

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA............................................................. 5

REVISÃO DE LITERATURA

CAPÍTULO I – O QUE É MARKETING....................................................9

1.1 Origem ............................................................................................9

CAPÍTULO II – A HISTÓRIA DO DESIGN ............................................11

2.1 Design Gráfico ................................................................................11

2.2 Design de Embalagem e a Consciência Ecológica................... 13

METODOLOGIA ....................................................................................15

CRONOGRAMA ....................................................................................17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .....................................................19

INTRODUÇÃO

A aplicação do marketing está relacionada com a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, entretanto precisa promover criar e ao mesmo tempo conscientizar os consumidores sobre a utilização produtos com embalagens favoráveis à reciclagem, saudável ao meio ambiente e também condizente com a realidade financeira do publico a que se destina.

Segundo Datamark (2002) um dos principais responsável pelo acumulo de lixo é o setor de embalagens. Que também se destaca pelo volume que representa no consumo de diversas matérias primas, colocando assim o setor de embalagens em uma situação difícil com desenvolvimento sustentável.

Hoje pode-se dizer que design sustentável caminha no sentido de manter o nível dos recursos naturais disponíveis em harmonia com uma evolução econômica, cultural e tecnológica. Este conceito requer uma tarefa que engloba em totalidade o ciclo de vida da embalagem.

Com tudo isso é importante ressaltar que o setor de embalagens tem sido muito cobrado quanto à necessidade de adoção de estratégias direcionadas a minimização do impacto ambiental na produção, uso e descarte da embalagem, uma vez que ela é acusada não só por ser responsável pelo aumento de lixo urbano e por todas as implicações decorrentes do seu descarte, mas também pelo grande consumo de recursos naturais renováveis e não renováveis na sua produção.

As embalagens de ketchup têm se tornado algo comum e desapropriado para o uso diário. Atualmente com o crescente mercado consumidor, tornou-se necessário estocar os produtos e assim entrou em cena o surgimento do plástico, pois é um material leve, barato e fácil de produzir em larga escala. Mas tudo isso só veio proporcionar facilidade para consumo e estoque, deixando de lado o a consciência ecológica.

Pensando como contribuir para criação de uma embalagem que seja amigável ao meio ambiente, ou seja, uma embalagem ecologicamente correta e também favorável ao nosso consumo, disponibilizarmos de criatividade e pesquisa para apresentar a ao consumidor um produto de qualidade e accessível a todos. Pois o foco desta pesquisa é conscientizar a sociedade a consumir Ketichup com embalagens melhor adaptadas e favoráveis ao uso diário. (Meio ambiente sustentabilidade).

Este estudo quanto aos objetivos, pode ser classificado como uma pesquisa qualitativa exploratória, pois tem como objetivo proporcionar maior familiaridade como o problema que e: Como o design gráfico pode contribuir no projeto de embalagens de ketchup mais práticas e efetiva para o uso do consumidor?

Será utilizado o método monográfico, que consiste no estudo de determinados indivíduos, com a finalidade de obter informações e sugestões sobre o uso consciente e favorável de embalagens para ketchup.

Quanto à utilização dos procedimentos técnicos, serão adotados: os bibliográficos, por ser de fundamental importância o levantamento em livros e periódicos do conhecimento cientifico e a contribuição dos diversos autores sobre o tema proposto; para a construção do referencial teórico, o levantamento, por caracterizar pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer, recolher informações de todos os integrantes do universo pesquisado.

Para coleta de dados, será utilizada a técnica da entrevista, pois a mesma permite o contato direto com a situação problema e o objeto a ser pesquisado.

O publico alvo desta pesquisa serão pessoas que freqüentam as lanchonetes da cidade de Montes Claros, tornando assim, personagens do dia a dia de uma cidade em movimento constante, e que são consumidoras assíduas de ketchup, principalmente em fast food.

Após a aplicação do instrumento de pesquisa, será realizada a análise e dos dados coletados à luz do referencial teórico. Propondo posteriormente o nosso objetivo, oferecendo a criatividade de novas embalagens.

Para desenvolvimento do projeto de embalagem para ketchup, será apresentada a sociedade montesclarense uma nova embalagem, feita com material favorável ao meio ambiente e com preço acessível ao bolso do consumidor, levando em consideração a praticidade e o bem estar da população. O produto terá também um design melhor apropriado para o consumo diário das pessoas, portando de adequações mais higiênicas, uma vez que as embalagens atuais não contribuem com tal questão.

Sendo assim é nosso dever trazer para a sociedade algo inovador e favorável ao meio ambiente. Tendo como critério e requisito primordial, a economia de material empregado, a utilização de insumos sustentáveis, a originalidade e a praticidade, buscando com êxito a essência de um produto confiável ao consumo da população. Levando em consideração a praticidade, bem estar e confiabilidade de uma marca e produto.

CAPÍTULO I

O QUE É MARKETING

1.1 – Origem

Tudo começou bem antes do que podemos imaginar. O marketing

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com