TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filo gastrotricha: os gastrótricos

Artigo: Filo gastrotricha: os gastrótricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/7/2014  •  Artigo  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  1.412 Visualizações

Página 1 de 4

FILO GASTROTRICHA: OS GASTRÓTRICOS

Introdução

Cycloneuralia consiste em seis táxons de animais estranhos e fascinantes que, com importante exceção dos nematódeos, não tem recebido a atenção que merecem. O táxon incluem metazoários marinhos, de água doce e terrestre em Gastrotricha (gastrotricos), Nematódea (nematódeos) Nematomorpha (nematomorfos), Pripulida (pripulidas) Kinorrinchas (quinorrincas) Loricifera (loriciferos). (Ruppert et al. 2005).

As Gastrotrichas são um pouco parecidos com os rotíferos, mas faltando uma coroa e um mástax e possuindo caracteristicamente um corpo cerdoso ou escamoso. (Hickman, Jr. et al. 2009).

Esses metazoários minúsculos habitam espaços intersticiais dos sedimentos marinhos e de água doce, detritos superficiais, superfícies de plantas e animais submersos e o filme de água que cobre as partículas de solos nos habitat terrestre. São animais comuns em lagoas, riachos e lagos (Ruppert et al. 2005).

Tendo em vista a importância destes filo (Gastrotricha) elaborou-se este trabalho com o intuito de aperfeiçoar os nossos conhecimentos proporcionando assim um melhor entendimento sobre sua descrição.

Gastrotricha

Gastrotricha (do grego gaste “estomago”, trichos “pêlos”).

E um táxon pequeno, mas diverso, com umas 500 espécies em 50 gêneros.

A maioria dos Gastrotricha é microscópica, variando de 50 a 1000 µm, embora algumas espécies cheguem a 4 mm (Ruppert et al. 2005).

São triploblásticos e pseudocelomados, possuem um corpo bilateralmente simétrico, parecendo um pino de boliche ou a forma de correia, e aplainado ventralmente e curvado dorsalmente (Rupert et al. 2005).

A cabeça anterior carrega os órgãos dos sentidos, cérebro e faringe, enquanto o tronco alongado contém a região mediana do trato digestivo e órgãos reprodutivos (Ruppert et al. 2005).

Fig.1. Anatomia interna dos Gastrotricha

Alimentam-se de bactérias, protistas e detritos, levados até a boca pelo batimento dos cílios bucais ou por bombeamento faríngeo. A digestão é gastrointestinal e o intestino completo com ânus subterminal.

As espécies de água doce têm um par de protonefrídios responsáveis pela excreção.

A locomoção e por deslizamento ciliar e os cílios locomotores estão sempre restritos a superfície ventral aplainada do tronco e da cabeça, mesmo que o padrão varie amplamente segundo o táxon (Ruppert et al, 2005).

Fig.2. Fonte: photomacrography.net

A parede do corpo e composta de uma cutícula externa, epiderme, e fibras musculares circulares e longitudinais. A lâmina basal epidérmica e pouco desenvolvida. Não há cavidade do corpo e os compartimentos do tecido conjuntivo estão preenchidos por células, assim a organização do corpo e compacta. A musculatura pode ser estriada transversal, obliqua ou lisa, dependendo da espécie (Ruppert e et al, 2005).

O trato digestivo engloba boca, faringe, intestino e ânus. A boca terminal em geral se abre diretamente para a faringe, que é um tubo glandular e muscular alongado. Alimentar-se de pequenas partículas orgânicas mortas ou vivas como bactérias e diatomáceas e protozoários pequenos, os quais são sugados na boca pela a ação bombeadora da faringe. A digestão, provavelmente extra e intracelular e a absorção ocorrem no intestino (Ruppert e et al, 2005).

Embora a reprodução assexual seja desconhecida nos gastrotrichos, recentes estudos realizados por O. G.Manylov (1995) demonstraram capacidade regenerativas em tubulanella. A maioria das espécies são hermafroditas ou são conhecidas apenas como fêmeas partenogenéticas. O sistema masculino inclui um ou dois testículos com ductos espermáticos associados que levam a um único genóporo na linha média ventral (Brusca e Brusca 2007).

O sistema feminino inclui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com