TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Dos Orgãos Sexuais Feminino E Masculino

Artigos Científicos: Fisiologia Dos Orgãos Sexuais Feminino E Masculino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  3.050 Palavras (13 Páginas)  •  899 Visualizações

Página 1 de 13

I. INTRODUÇÃO

Anatomia Fisiológica dos Órgãos Sexuais Femininos

Os principais órgãos do aparelho reprodutor feminino humano são os ovários, as trompas de Falópio, o útero e a vagina. A reprodução começa com o desenvolvimento dos óvulos nos ovários. No meio de cada ciclo sexual mensal, um único óvulo é expelido de um folículo ovariano para a cavidade abdominal próxima das aberturas fimbriadas das duas trompas de Falópio. Este óvulo então atravessa uma das trompas de Falópio até o útero; se tiver sido fertilizado por um espermatozoide, o ovulo implanta-se no útero onde se desenvolve em um feto, uma placenta e membranas fetais e, por fim, em bebe.

Durante a vida fetal, a superfície externa do ovário está coberta por um epitélio germinativo, que embriologicamente é derivado do epitélio das cristas germinativas. À medida que o feto feminino se desenvolve, óvulos primordiais diferenciam-se do seu epitélio germinativo e migram para a substância do córtex ovariano. Cada óvulo então reúne em torno de si uma camada de células fusiformes do estroma ovariano (o tecido de suporte do ovário), fazendo com que elas adquiram características epitelióides; são então as chamadas células granulosas. O ovário circundado por uma única camada de células granulosas é denominado folículo primordial. Neste estagio, o ovulo em si é ainda imaturo, e é precisão que ocorram mais duas divisões celulares antes que ele possa ser fertilizado por um espermatozoide. Neste ponto, o ovulo é denominado oócito primário.

Durante todos os anos reprodutivos da vida adulta, entre mais ou menos 13 e 46 anos de idade, 400 a 500 folículos primordiais desenvolvem-se o bastante para expelir seus óvulos – um por mês; o restante degenera-se (tornam-se atréticos). Ao final da capacidade reprodutora (na menopausa), apenas uns poucos folículos primordiais permanecem nos ovários, e mesmo estes se degeneram em pouco tempo.

 Sistema Hormonal Feminino

O sistema hormonal feminino, assim como o masculino, consiste em três hierarquias de hormônios, a saber: Um hormônio de liberação hipotalâmica, o hormônio liberador de gonadotropina (GnRH); Os hormônios sexuais hipofisários anteriores, o hormônio folículo-estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH), ambos secretados em resposta à liberação de GnRH do hipotálamo; Os hormônios ovarianos estrogênio e progesterona que são secretados pelos ovários em resposta a dois hormônios sexuais femininos da hipófise anterior. Esses diversos hormônios não são secretados em quantidades constantes durante todo o ciclo sexual mensal da mulher, mas sim em taxas drasticamente diferentes durante diferentes partes do ciclo.

 Funções dos Hormônios Ovarianos – Estradiol e Progesterona

Os dois tipos de hormônios sexuais ovarianos são o estrogênio e as progestinas. Sem dúvida o mais importante dos estrogênios é o hormônio estradiol, e a mais importante das progestinas é a progesterona. Os estrogênios promovem a proliferação e o crescimento de células específicas no corpo, responsáveis pelo desenvolvimento da maioria das características sexuais secundárias da mulher. As progestinas atuam basicamente preparando o útero para a gravidez e as mamas para a lactação.

Na mulher não grávida normal, os estrogênios são secretados em quantidades significativas apenas pelos ovários, embora quantidades mínimas também sejam secretadas pelos córtices adrenais. Durante a gravidez, quantidades enormes de estrogênios também são secretadas pela placenta.

Apenas três estrogênios estão presentes em quantidades significativas no plasma da mulher: B-estradiol, estrona e estriol. O principal estrogênio secretado pelos ovários é o B-estradiol. Pequenas quantidades de estrona também são secretadas, mas grande parte é formada nos tecidos periféricos a partir de androgênios secretados pelos córtices adrenais e pelas células tecais ovarianas. O estriol é um estrogênio fraco; trata-se de um produto oxidante derivado do estradiol e da estrona, sendo que a sua conversão se dá principalmente no fígado.

A potência estrogênica do B-estradiol é doze vezes a da estrona, e oitenta vezes a do estriol. Considerando essas potências relativas, podemos ver o efeito estrogênico total do B-estradiol normalmente é varias vezes a potência dos outros dois em conjunto. Por esta razão, o B-estradiol é considerado o estrogênio principal, muito embora os efeitos estrogênicos da estrona não sejam desprezíveis.

A progestina mais importante é a progesterona. Entretanto, pequenas quantidades de outra progestina, a 17-alfa-hidroxiprogesterona são secretadas em conjunto com a progesterona e tem essencialmente os mesmo efeitos. Contudo, para fins práticos, normalmente é razoável considerarmos a progesterona como a progestina mais importante.

Na mulher não grávida normal, a progesterona é secretada em quantidades significativas apenas durante a última metade de cada ciclo ovariano pelo corpo lúteo. Grandes quantidades de progesterona também são secretadas pela placenta durante a gravidez, especialmente depois do quarto mês de gestação.

Tanto estrogênios quanto progesterona são transportados no sangue ligados principalmente à albumina plasmática e às globulinas de ligação especifica a estrogênio e progesterona. A ligação entre esses dois hormônios e as proteínas plasmáticas é fraca o bastante para que sejam rapidamente liberadas aos tecidos durante um período de aproximadamente de trinta minutos.

O fígado conjuga os estrogênios formando glicuronídeos e sulfatos, e cerca de um quinto desses produtos conjugados é excretado da bile; grande parte do restante é excretada na urina. Além disso, o fígado converte os potentes estrogênios estradiol e estrona no estrogênio quase totalmente impotente estriol. Portanto, a queda da função hepática efetivamente aumenta a atividade do estrogênio no corpo, por vezes causando hiperestrinismo.

Poucos minutos após ter sido secretada, quase toda progesterona degrada-se em outros esteróides que não possuem qualquer efeito progestacional. Assim como nos casos dos estrogênios o fígado é especialmente para esta degradação metabólica. O principal produto final da degradação da progesterona é o pregnanediol. Cerca de 10% da progesterona original é excretada na urina desta forma. Portanto, é possível estimar a taxa de formação de progesterona no corpo a partir dessa taxa de excreção.

 Funções dos Estrogênios – Seus Efeitos sobre as Características Sexuais Feminis Primárias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com