TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisioterapia Em Iam

Artigo: Fisioterapia Em Iam. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 2

1- Introdução

O infarto agudo do miocárdio significa a morte de cardiomiócitos causada por isquemia total e prolongada. É uma síndrome que resulta quase sempre da aterosclerose coronária com oclusão das artérias coronárias. É uma afecção do fluxo sanguíneo coronário de um segmento do miocárdio. (FORMIGA; DIAS; SALDANHA, 2005, PESARO; SERRANO; NICOLAU, 2004, ALCANTARA et al 2007).

As cardiopatias representam 76% dos óbitos no mundo (BERRY; CUNHA, 2010). No Brasil, a doença arterial coronariana é a segunda maior causa de morte e o infarto agudo do miocárdio (IAM) é a principal causa isolada de morte entre as doenças não transmissíveis (BERRY; CUNHA, 2010). O monitoramento e o controle dos fatores de risco cardíaco são fundamentais para os programas de prevenção e intervenção através da reabilitação cardíaca (RC). Após infarto agudo do miocárdio, a capacidade funcional dos pacientes pode ser limitada por angina ou disfunção ventricular esquerda. Nesses pacientes, programas de condicionamento físico resultam em melhora da capacidade funcional, além de redução da frequência cardíaca, pressão arterial sistólica e da concentração plasmática de catecolaminas em intensidades submáximas de exercício.

Após a ocorrência do infarto alguns tratamentos clínicos e cirúrgicos podem ser instituídos, bem como a reabilitação e o controle dos fatores de risco associados. O fisioterapeuta exerce um papel primordial na Fisioterapia em RC. Em um primeiro momento, ele analisa as capacidades e limitações do paciente, sempre com base na avaliação funcional e clínica, e assim, desenvolve um plano de tratamento. Os exercícios de Fisioterapia em RC tem como objetivo melhorar a capacidade de mobilidade e a condição física, social e mental das pessoas, tornando-as capazes de retomar suas atividades diárias. A frequência depende do estado clínico do paciente e o trabalho deve ser em conjunto: equipe médica, fisioterapêutica e paciente.

2. Justificativa

O infarto agudo do miocárdio (IAM) é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Metade dos pacientes com (IAM) falece antes de chegar ao hospital. Muitos deles morrem ou têm problemas cardiológicos permanentes por não buscarem socorro médico de forma rápida. Por isto, é muito importante reconhecer um episódio de infarto para que os profissionais da saúde possam proporcionar o atendimento adequado a seus pacientes.

3. Objetivo Geral

Discutir a atuação da fisioterapia na reabilitação do infarto agudo do miocárdio.

3.1 Objetivo Especifico

Verificar os resultados da fisioterapia em pacientes com problemas cardíacos.

Analisar a qualidade de vida dos pacientes após o tratamento.

4. Metodologia

Realizou-se uma revisão na leitura de artigos relacionados com o tema. E foram utilizados sites de busca que tratassem do IAM e da atuação da fisioterapia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com