TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Flora

Seminário: Flora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Seminário  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 2

Flora é um termo latim que coincide com o nome da deusa das flores. Trata-se do conjunto de plantas que se desenvolvem numa região e igualmente do nome do tratado descritivo dessas espécies vegetais. Também se dá o nome de flora ao conjunto de microrganismos que existem em determinada parte do corpo (como a flora intestinal).

A botânica é a ciência que estuda e descreve as plantas de uma região, analisando as suas principais características, períodos de floração, abundância, etc. A flora tem características particulares consoante o período geológico e o ecossistema a que pertence.

É possível fazer a distinção entre a flora (que analisa o número de espécies) e a vegetação (que se centra na distribuição das espécies e a sua importância relativa). Significa que a flora, o clima e outros fatores ambientais são os que determinam as características da vegetação.

Por outro lado, pode-se classificar a flora em flora nativa (autóctone de uma região, cresce sem a intervenção humana), flora agrícola ou de jardim (cultivada pelos homens) e flora de matagal (espécies consideradas indesejáveis, vulgarmente conhecidas por “ervas daninhas”).

A flora é utilizada pelo homem para satisfazer diversas necessidades. Certas folhas, frutas e sementes são usadas como comida, ao passo que a madeira, a borracha e as cortiças podem servir para fabricar produtos ou desenvolver construções. Da mesma forma, a fauna aproveita/recupera certas espécies da flora como alimento, de tal maneira que subsiste graças a esta. Por exemplo: as vacas (fauna) alimentam-se através do pasto (flora).

Definição

Flora é o conjunto de espécies vegetais (plantas, árvores, etc) de uma determinada região ou ecossistema específico.

É um termo muito utilizado em botânica. A flora numa determinada região pode ser muito rica, ou seja, com muita variedade de espécies. É o que acontece com a flora brasileira, pois em nosso país existem diversos ecossistemas como, por exemplo, Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal, entre outros. Cada ecossistema possuí flora específica, adaptada às condições ambientais da região.

Algumas espécies da flora brasileira:

Flora da Mata Atlântica: pau-brasil, bromélias, palmito-juçara, quaresmeira, begônias, citronela, salvia, acácia, passiflora.

Flora da Amazônia: seringueira, annona, attalea, fabaceae.

Flora do Cerrado: jacarandá, terminalia, connarus, andirá, salácia, Antonia, miconia, rustia formosa.

Flora da Caatinga: cecropia, cleome, combretum, sicana, cucumis, dioclea, abrus, acácia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com