TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Força de adesão das moléculas pela ação de forças de atração

Trabalho acadêmico: Força de adesão das moléculas pela ação de forças de atração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  Trabalho acadêmico  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 3

VISCOSIDADE

Viscosidade é a resistência interna de um fluido (líquido ou gás) à alteração de sua forma, ou aos movimentos internos de suas moléculas umas em relação às outras. A viscosidade de um fluido denota sua resistência ao escoamento; o inverso da viscosidade é a fluidez, ou seja, a facilidade de escoamento. O mel, por exemplo, é mais viscoso do que a água.

A força de coesão das moléculas, resultante da ação das forças de atração, explica a viscosidade. A resistência se manifesta entre as diferentes camadas de um fluido. Para deslocar uma camada de água sobre outra, por exemplo, é necessário vencer a força de resistência provocada pela atração entre as moléculas das duas camadas. Uma resistência semelhante aparece quando se deslocam dois planos rígidos separados por uma camada de fluido. Essa resistência também é a responsável pela modificação do escoamento da água nos encanamentos, onde o filete central tem aceleração maior do que os mais próximos das paredes.

O fenômeno da viscosidade é análogo ao do cisalhamento, estudado em elasticidade. Uma demonstração comum do fenômeno do cisalhamento se dá ao segurar um maço de folhas de papel entre os dedos polegar e indicador, os quais exercem contra o maço forças paralelas e contrárias ao plano das folhas: as folhas centrais tendem a escapar do maço mais facilmente do que as mais externas. As camadas do fluido reagem entre si como as folhas do maço.

A força F de oposição ao movimento de uma camada líquida, devido ao atrito interno com outra, é dada pela expressão , onde é a relação entre a diferença das velocidades de duas camadas e a distância que as separa. S é a área de contato das camadas; é a viscosidade (coeficiente de atrito interno) característica do líquido. O aumento da temperatura provoca uma rápida redução da viscosidade nos líquidos, mas tem efeito oposto nos gases, que se tornam mais viscosos. Além da temperatura, outras características têm influência sobre a viscosidade, inclusive a composição química do fluido.

Em função da viscosidade se distinguem dois modos de escoamento dos fluidos: laminar e turbilhonar. Diz-se que o escoamento de um fluido é laminar quando as linhas de corrente são perfeitamente definidas e não há turbulência. No escoamento turbilhonar, ao contrário, há um turbilhonamento e as linhas de corrente não são paralelas.

VISCOSIDADE DA ÁGUA

A água deveria ter alta viscosidade por causa das pontes de hidrogênio, isto seria um fator desfavorável. Mas a viscosidade é muito baixa, acredita-se que isso deve à continua flutuação das pontes de hidrogênio, que fazem e desfazem em 10-11s. A alta viscosidade seria prejudicial as trocas hídricas dos organismos, e no caso da circulação sanguínea, um obstáculo a hemodinâmica.

A água em escoamento reage à tensão de cisalhamento, sofrendo uma deformação angular que é proporcional a essa tensão. Coeficiente de viscosidade, viscosidade dinâmica, viscosidade absoluta ou somente viscosidade, é a constante de proporcionalidade definida como a razão entre essa tensão de cisalhamento e o gradiente de velocidade. É geralmente simbolizada pela letra grega minúscula "m" e tem a dimensão de força por unidade de área. Sua unidade no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com