TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aconstrução Do Conhecimento Atras Da Literatura Infantil

Artigos Científicos: Aconstrução Do Conhecimento Atras Da Literatura Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  6.406 Palavras (26 Páginas)  •  764 Visualizações

Página 1 de 26

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus o privilégio da existência, a sua mão constante a me sustentar e o seu amor que me fortalece.

À minha família meus mais sinceros agradecimentos, pelo apoio e compreensão nos momentos de ausência e dificuldade.

Ao meu noivo por todo apoio que me concedeu.

Á minhas amigas e colegas de trabalho Keila e Luciana por ter me ajudado em horário de trabalho.

Aos professores, tutores o meu respeito e a minha admiração pela competência e seriedade no trabalho por vocês desempenhado. Aprendi muito com cada um e sou-lhes grata por isso.

Aos colegas de curso agradeço as risadas, a ajuda, o companheirismo e os momentos que passamos juntos. Sentirei saudades.

Em fim agradeço a todos aqueles que contribuíram para a realização deste trabalho e conclusão deste curso.

ANJOS, Patrícia pereira dos. A construção do conhecimento através literatura infantil. 2009. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso de letras Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Vitoria da Conquista- BA, 2009

RESUMO

A escola é uma das responsáveis por despertar em seus alunos o prazer de ler, assegurando - lhes o acesso ao patrimônio cultural, representado pela literatura. No entanto, para que isso ocorra os educadores precisam estar preparados, pois para reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam. E o que este artigo vem propor é o sentido, que a literatura infantil tem em que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.

Palavras- chave: Introdução a literatura. Historia. Professor.

SUMÁRIO

CONSIDERAÇÕES INICIAIS 7

2- DESENVOLVIMENTO 8

2.1- Contextualização da literatura infantil 8

2.2 - Metodologia .............................................................................................11

2.3- Literatura Infantil e a escola 11

2.3.1- Citações 12

2.3.2- O mundo das mil e uma noites 12

2.4- A literatura infantil como produto historico humano 13

2.4.1- quando tudo começou. Gênese da Literatura Infantil 14

2.4.2- A era das Sombras ... A literatura Medieval 15

2.5- Caracteristicas das narrativas 15

2.6- A importancia de ouvir historias 16

2.7- O Incentivo ao habito de ler 18

2.8- Literatura e os estágios psicologicos da criança 20

2.9- literatura infantil: um mundo de imaginação, sonhos e fantasias.......23

3- Conclusão 26

4- Referencias Bibliograficas 27

A construção do conhecimento através literatura infantil.

1- Considerações Iniciais:

Ler textos é entender o mundo é atribuir um significado aos textos lidos, pois ler e ouvir historias é entrar em um mundo encantado, cheio de surpresas e mistérios, e em geral com a leitura é muito curioso e interessante identificar os diferentes elementos que são acionados para construção de um texto,; onde o leitor dispõe de um aprendizado e ao mesmo tempo diverte- se viajando pela imaginação. E é na relação lúdica e prazerosa da obra literária com a criança que temos a possibilidade de formarmos grandes leitores, pois é na exploração da fantasia e da imaginação que se fortalece a interação que instiga a criatividade do leitor. Quem é que não se lembra daquelas historinhas contadas pelos pais ao pé da cama antes de dormir, ou daquelas contadas e interpretadas pela professora nas primeiras series?

A literatura infantil, não pode se utilizada apenas como um pretexto para o ensino da literatura e para o incentivo á formação do habito de ler, ela deve ser utilizada sim com o objetivo de ser mediadora do conhecimento, estabelecendo relações entre teoria e pratica, possibilitando ao professor atingir determinadas finalidades educativas, em que na interação da criança com a obra literária está a riqueza dos aspectos formativos nela apresentados de maneira lúdica, fantástica e simbólica; onde a intensificação desta interação leva a criança através de procedimentos pedagógicos adequados a uma maior compreensão de texto e a uma compreensão mais abrangente do contexto, mostrando que uma obra literária é aquela que mostra a realidade de forma nova e criativa, deixando espaços para que o leitor descubra o que está nas entrelinhas do texto.

Para tanto um ensino baseado na metodologia e elaborado por projetos possibilita que o aluno possa adquirir bons resultados no ensino La literatura infantil.

2- Desenvolvimento:

Partindo especificamente da leitura com arte, que tem por objetivo primordial humanizar seus leitores e construir uma nova consciência de mundo, critica e sem a imposição de valores de cunho moral e ideológico, a literatura infantil utiliza dos textos de valor artístico, para proporciona a cada leitura a fusão do imaginário e do real, dos ideais e seu possível e impossível, onde um rico e poderoso instrumento do despertar do senso critico, distancia-se de sua origem

2.1- Contextualização da literatura infantil

Desde os primórdios, a literatura infantil vem sendo tratada culturalmente como gênero literário menor, reduzindo a idéia de belos livros coloridos destinados à aprendizagem puramente sistemática ou até considerados meios para manter acriança entretida, o objetivo aqui, seria doutrinar o jovem leitor nivelando-o aos valores vigentes no contexto social.

A Literatura Infantil constitui-se como gênero durante o século XVII, época em que as mudanças na estrutura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.4 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com