TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fukushima acidente nuclear

Por:   •  24/2/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 4

Fukushima acidente nuclear

Em 11 de março de 2011, houve um terremoto de magnitude 9 graus na escala Richter que gerou um tsunami com ondas na costa noroeste do Japão que afetou a central nuclear de Fukushima Dahiichi. Foi um dos acidentes mais graves da historia do Japão.

No dia do terremoto, três das seis unidades reatores estavam operando, os outros três estavam parados para manutenção. Durante o terremoto, os outros três que ainda estavam funcionando pararam automaticamente.

Para ser feito o resfriamento dos reatores é necessário energia elétrica, porem, com o terremoto a rede de energia elétrica foi desligada. A alternativa seria recorrer aos motores a diesel para gerar eletricidade, porem esse gerador estava danificado devido a inundação após o tsunami. Nesse momento começou o problema para resfriamento dos reatores, resultando no derretimento dos reatores que estavam em funcionamento.

A usina nuclear de Fukushima começou a sofrer diversas explosões e os reatores começaram a se incendiar. O medo de vazamento de radiação levou a uma evacuação de 40 km ao redor da usina.

Esse acidente foi considerado Nivel 7 na Escala Internacional de Eventos Nucleares (INES).

Cronologia

03/11/2011

Um terremoto de 9 graus ocorre no Japão, peto da costa norteoriental, o quinto terromoto mais forte já registrado. Esse terremoto provocou um tsunami com ondas de mais de 10 metros de altura.

O resfriamento dos reatores da estação de energia Nuclear de Fukushima deveriam ser acionados através dos geradores a disel, porem os geradores a disel foram danificados após a inundação do tsunami. A pressão dos reatores estava muito elevado.

O estado de emergência foi acionado. O governo deu a ordem de evacuação em um raio de 3km do centro da cidade.

12/03/2011

O acidente da usina nuclear de Fukishima foi considerado nível 7 na escala INES, sendo asism foi ampliado a área de evacuação para 20km.

13/03/2011

O reator 3 de Fukushima sofreu uma explosão de hidrogênio. Começou a ser injetado agua do mar misturado com acido bórico para resfriamento do reator e controlar a pressão interna do mesmo. Para diminuir a pressão foi realizado a liberação de gases a partir do lado de fora da contenção.

15/03/2011

Houve outra explosão na usina nuclear de Fukushima causando um incêndio no reator nuclear. Os 50 funcionarios que permaneceram na usina de Fukushima para tentar resfriar o reator pela alta taxa de radioatividade foram evacuados.

16/03/2011

Alguns dos funcionários evacuados voltaram a usina para continuar reduzir a pressão no reator.

17/03/2011

O governo mandou um helicóptero do exercito para tirar agua do mar. O proprietário da usina nuclear enviou navios -tanque com agua destilada para encher as piscinas em volta dos reatores pois as piscinas são o primeiro destino do combustível irradiado pois devido o calor da agua, a agua estava evaporando. O ultimo recurso foi a instalação de um cabo elétrico de 1km para os geradores elétricos permitirem o resfriamento dos geradores.

18/03/2011

O japão aumentou o nível para 5 na escala INES. Isso significa que o acidente nuclear teria implicações de longo alcance e não mais local.

20/03/2011

O governo japonês anunciou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com