TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Artigo “Acidente Nuclear De Chernobyl Os Efeitos Biológicos Da Radiação”

Por:   •  16/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Universidade do Estado do Pará

Centro de Ciências Sociais e Educação

Campus XX - Castanhal

Curso de Ciências Naturais - Física

João Sena Martins

Resumo do artigo “Acidente Nuclear de Chernobyl Os efeitos biológicos da radiação”

Castanhal

2022

        

        O artigo “Acidente Nuclear de Chernobyl Os efeitos biológicos da radiação” tem como objetivo mostrar os efeitos biológicos causados pela exposição em excesso da radiação, tendo como base o acidente de Chernobyl, que foi responsável por causar diversos efeitos maléficos a saúde dos seres humanos e animais e todo o meio ambiente da região. Para entender esses efeitos é necessário saber que é através da produção de energia nuclear que é emitida essa radiação já que é formada por elementos altamente radioativos, como exemplo o uranio.

As usinas nucleares possuem grandes benefícios para a população, pelo fato de que a energia nuclear ser uma energia limpa porque no processo de fissão nuclear não há produção de gás carbônico que é um dos principais causadores do efeito estufa, os resíduos produzidos ficam na própria usina até que haja uma baixa no decaimento e assim seja descartado corretamente.

Após o ocorrido em Chernobyl foram criadas normas de segurança que uniformizam o uso da energia nuclear, sendo que deve ser utilizada para fins pacíficos, no caso, a produção de energia elétrica. As normas de segurança nuclear abrangeram cinco áreas: Organização de governos para a regulamentação de atividades de centrais nucleares; Segurança na exploração energética por centrais nucleares; Segurança na estruturação de centrais nucleares; Segurança da seleção do local geográfico de centrais nucleares e Garantia da qualidade para a segurança de centrais nucleares.

 A radiação interage com as células desprendendo os elétrons, o que causa uma desestabilização temporária ou permanente. Há duas formas de interação, a ionização direta e a indireta, na qual a direta atual diretamente com as células do DNA, já a indireta atua quebrando moléculas de água, que geram radicais livres que podem ionizar células importantes. Sendo assim a natureza da região foi alterada radicalmente, o que ocasionou diversas mutações em animais e uma diminuição significativa da quantidade que existia ali.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (48.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com