TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Por:   •  5/10/2022  •  Resenha  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE EDUCAÇÃO[pic 1][pic 2]

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD Avaliação à Distância 2 (AD2) – 2022.2

Disciplina: Espaços Sociais de Formação Humana Coordenadora: Sônia Beatriz dos Santos

Mediadoras Pedagógicas à Distância: Clarice Cordeiro dos Santos e Danielle Portilho Muffareg Bosco

Polo: RESENDE

Aluno(a):JESSICA SILVA MOREIRA       matricula: 18212080093

Prezado(a) aluno(a),

Nesta Avaliação à Distância 2, solicitamos que você faça a leitura do seguinte texto e assistam aos seguintes vídeos:

  • Texto 6 – Módulo VI – “A funcionalidade do terceiro setor e das ONGS do capitalismo contemporâneo: o debate sobre sociedade civil e função social” (DUARTE, 2008).
  • Vídeo 1 – Módulo VI – “Conheça melhor a história e como funcionam as ONG’s no Brasil”
  • Vídeo 2 – Módulo VI - “Quanto vale ou é por quilo”

O texto produzido deve conter, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, duas laudas. Deve ser formatado em letra Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5.

Em nosso pais, existem vários projetos e organizações disponiveis para a realizações de diversas atividades em prol da melhoria da qualidade de vida das pessoas de baixa renda. O intuito é levar até essas pessoas com dignidade, aquilo que elas não conseguem adquirir de outra forma. As atividades são as mais diversas, envolvendo saude, educação, capacitação para o mercado de trabalho, oficinas de artes entre outras,  fazendo assim com que essas pessoas possam melhorar sua qualidade de vida.

As ONGs, disponibilizam lindos trabalhos para o auxilio e “manutenção” na qualidade de vida dessas pessoas, onde sozinhas (muitas vezes sem nenhuma ajuda do governo), se mobilizam para levar e elevar sonhos para as pessoas mais carentes. Por outro lado, assim como mostrado no filme “quanto vale ou é por quilo”, muitas pessoas maldosas se aproveitam da fragilidade das pessoas para se promoverem diante das situação, como por exemplo o uso indevido da parte para fins próprios, o que acaba sujando a “imagem” das organizações que são tão importantes para essas pessoas que muitas das vezes são esquecidadas por parte do Governo.

Sobre o Governo, vale ressaltar que ele seria a principal forma de cuidado com o povo, porém, vemos que na realidade, não é bem assim.

O terceiro setor por exemplo, é uma associação sem fins lucrativos que trabalham com o objetivo de solucionar ou minimizar problemas sociais. O início do Terceiro Setor no Brasil não dispunha de uma regulamentação, especialmente no que dizia respeito a parcerias entre administração pública e entidades. Assim, era difícil verificar com transparência os valores recebidos e movimentados, bem como a qualidade dos serviços prestados. Mas em 01 de agosto de 2014, a aprovação da Lei nº 13.019/2014, denominada Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), passou a regular judicialmente todas essas ações e parcerias, tornando assim o trabalho regulamentado e sério diante a socidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (95.9 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com