TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Biologicos

Artigos Científicos: Fundamentos Biologicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade

1)O que é uma célula?

Células são as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos.

2)Quem foi o inventor do microscópio?

Foi o óptico holandês Zacarias Janssen.

3) Quem descobriu a existência das células e como foi essa descoberta?

Por volta de 1665 o inglês Robert Hooke observou no microscópio cortes feitos em rolhas e relatou a existências de pequenas cavidades vazias, denominadas por ele de cel, palavra inglesa que significa cela ou cavidade, originando, assim, o termo célula, diminutivo de cela.

4) Qual a constituição básica de uma célula?

Todas as células possuem uma membrana que as envolve chamada de membrana plasmática. Essa membrana demarca uma substância fluida composta de água e proteína, chamada citoplasma, em que estão mergulhadas as organelas responsáveis por todas as funções metabólicas celulares. Há, também, o núcleo, em que estão localizados os cromossomos responsáveis pela transmissão das informações genéticas.

5)Quais os dois tipos básicos de células?

São dois tipos as eucarióticas e as procarióticas.

6) Quais as diferenças entre esses dois tipos celulares básicos?

As eucarióticas que é composta por um rico sistema de membranas, organelas, e o seu núcleo está envolvido pela carioteca, protegendo seu material genético. E as procarióticas que são pobres em membranas e em organelas, e o seu núcleo não está organizado pela carioteca.

7) Quais são as principais biomoléculas que compõem a célula?

São a água, os carboidratos, os lipídios, as proteínas e os ácidos nucleicos, conhecidos por DNA e RNA.

8) Qual a importância biológica da água?

A água é essencial para a vida. O nosso corpo é constituído por mais de 70% de água, por isso é indispensável para a vida celular. Ela é considerada um dipolo, e essa propriedade da água faz dela o principal solvente celular, sendo capaz de se ligar a várias outras moléculas, pois a tendência dos íons é se combinar com outros eletricamente inversos.

9) Qual a função do carboidrato? Diferencie os três grupos encontrados.

Os carboidratos são considerados as maiores fontes de energia para o metabolismo celular. São açúcares encontrados em abundância na natureza, sendo constituídos basicamente por um átomo de carbono, dois de hidrogênio e um de oxigênio. São eles: monossacarídeos que são os açúcares mais simples, incluindo a glicose, a frutose, a galactose, a ribose e a desoxirribose. Os dissacarídeos são formandos pela união de dois monossacarídeos; assim, temos a sacarose, que é a união da glicose com a frutose, a lactose, que é a união da glicose com a galactose e a maltose, que é a união de duas glicoses. E os polissacarídeos são abundantes na natureza e podem ter tanto função de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com