TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Biologicos

Trabalho Escolar: Fundamentos Biologicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  2.587 Palavras (11 Páginas)  •  2.871 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 – Introdução .......................................................................................................................... 3

2 – Funcionamento e constituição das células, participação na formação de tecidos .................................................................................................................................................... 4

2.1 – Diferenças Étnicas raciais na constituição dos tecidos epitelial, conjuntivo e muscular.....

2.1 – A importância do metabolismo celular e função dos tecidos na Zumba ®Fitness.............

3 – Considerações Finais ...........................................................................................................

4 – Referência..............................................................................................................................

Introduçao

É de suma importância para o profissional de educação física ter o conhecimento dos processos metabólico celulares e tecidual básicos que ocorrem durante a prática de atividade física, bem como, as possíveis diferenças étnicas raciais.

Abordarei neste projeto a importância do metabolismo celular e tecidual na prática de uma atividade muito conhecida e procurada ultimamente nas academias, a Zumba® Fitness.

2. Funcionamento e constituição das células, participação na formação dos tecidos

Célula é a unidade estrutural e funcional fundamental dos seres vivos, conforme a teoria celular, todos os organismos vivos são compostos por células. Elas se dividem em Procarióticas (sem núcleo organizado) como acontece nos seres unicelulares (bactérias) ou em Eucariótica (com núcleo organizado) que se agrupam com outras células de mesma função e formam os tecidos nos seres pluricelulares (seres humanos).

Essas estruturas que representam a menor unidade de vida, são bastante complexas e diversas e são nelas que estão contidas as características morfológicas e fisiológicas dos organismos vivos. Portanto, as propriedades de um dado organismo dependem de suas células individuais, cuja continuidade ocorre através do seu material genético. As células dos diferentes organismos são muito similares quanto a sua estrutura e constituintes moleculares, apesar de existirem diferenças organizacionais fundamentais.

A célula, para sua sobrevivência, necessita realizar uma série de reações, chamada reações metabólicas. Entre essas reações, citamos: respiração celular, digestão, divisão, secreção celular e síntese de proteínas, de lipídios, entre outras. Para que essas reações ocorram, é necessária a presença de moléculas, que chamamos de biomoléculas, isto é, moléculas da vida. Essas biomoléculas atuam como unidades construtoras das células animais, são elas: a água, os carboidratos, os lipídios, as proteínas e os ácidos nucleicos, conhecidos por DNA e RMA. Sem essas moléculas, seríamos incapazes de realizar funções simples, como respirar, correr ou praticar qualquer outra atividade física. Podemos dizer que essas moléculas são como combustíveis para nossas células.

Neste projeto daremos ênfase a célula eucariótica que são compostas basicamente por membrana plasmática, citoplasma e núcleo.

Membrana plasmática: é uma delgada membrana superficial que envolve a célula e exerce importantes funções, como: separar o conteúdo celular do meio extracelular; controlar a passagem de substâncias do meio extracelular para o intracelular e vice-versa (permeabilidade seletiva); regular as interações intercelulares; responder aos sinais externos; fazer a manutenção da constância do meio intracelular e da integridade estrutural da célula e suporte mecânico. A membrana plasmática é constituída de biomoléculas como: lipídios, proteínas e carboidratos.

O transporte de moléculas através da membrana plasmática pode ser dividido em dois tipos principais, o transporte passivo e o transporte ativo.

Transporte passivo: é o tipo de transporte em que não há gasto energético. A molécula passa do meio de maior concentração para o de menor concentração, tendo um caráter decrescente e bidirecional, pode ser dividivo em três grupos:

• Difusão Simples: as moléculas passam do meio mais concentrado para o menos concentrado, sem gasto de energia.

• Difusao facilitada: é o transporte das moléculas do meio mais concentrado para o menos concentrado com o auxílio de uma proteína transportadora.

• Osmose: é um transporte especial, no qual ocorre a difusão da molécula da água através da membrana, seletivamente permeável, de um meio de alta concentração de água para um meio de baixa concentração. É semelhante à difusão simples, porém, a osmose é exclusivamente para transporte de água.

Transporte Ativo: é um tipo de transporte no qual há gasto de energia. O gasto energético ocorre porque a molécula deverá ser transportada contra o gradiente de concentração.

Além dos tipos de transportes apresentados, as células desenvolveram meios de transportes em quantidades de grande porte e partículas. Nesse transporte em grande quantidade, ocorre uma alteração morfológica da superfície celular para permitir a entrada da célula, mecanismo conhecido como endocitose, que pode ser dividida em fagocitose e pinocitose.

Citoplasma: é o espaço intra-celular entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear em seres eucariontes. Existe no interior do citoplasma um conjunto de organelas conectadas funcionalmente, através de um sistema de endomembranas. Esse sistema é composto pelo retículo endoplasmático rugoso, retículo endoplasmático liso, complexo de Golgi e por elementos como lisossomos e ribossomos.

O retículo endoplasmático rugoso é formado por sacos achatados, cujas membranas têm aspecto verrugoso devido à presença de grânulos, sua função é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com