TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fungos: Chytridiomycota, Zygomycota, Ascomycota e Basidiomycota

Por:   •  25/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.377 Palavras (18 Páginas)  •  1.827 Visualizações

Página 1 de 18

Resumo de Estudos Biologia e Taxonomia de Criptógamas

Fungos

Os fungos são organismos heterotróficos, que durante algum tempo atrás eram considerados planta primitivas, ou degeneradas, sem clorofila. No entanto, atualmente está claro que as únicas características dos fungos em comum com as plantas – diferentemente dos outros eucariotos – são a sua natureza séssil e a forma de crescimento multicelular. (Exceto as leveduras). Evidências recentes na área de biologia molecular, sugerem que eles estão mais intimamente relacionados com os animais. Os fungos, possuem formas de vida bem distintas de outros seres vivos, o que os fazem pertencer a um reino próprio – o reino Fungi.

Características

Filo

Representantes

Hifas

Rep.Asseuxada

Esporos

Chytridiomycota

Allomyces, Coelomomyces

Asseptadas (esporangiósporos), cenocítica

Zoósporos, fragmentação

Nenhum

Zygomycota

Rhizopus (bolor do pão), Glomus (fungo endomicorrízio)

Asseptadas, cenocíticas

Esporos imóveis, fragmentação

Zigósporo (dentro do zigosporângio)

Ascomycota

Neurospora, míldios pulverulentos, Morchella (comestível), Tuber (trufas)

Septadas

Brotamento, conídios (esporos imóveis), fragmentação

Ascósporo

Basidiomycota

Cogumelos (Amanita, venenosos; Agaricus. Comestíveis), gasteromicetos, orelhas-de-pau, ferrugens e carvões

Septadas, com septo doliporo em muitas espécies

Brotamento, conídios (esporos imóveis incluindo uredósporos), fragmentação

Basidiósporo

A maioria dos fungos é constituída de hifas

Os fungos são essencialmente terrestres. Embora alguns fungos sejam unicelulares (leveduras), a maioria é filamentosa, e estruturas tais como a dos cogumelos consistem em muitos filamentos densamente unidos. Os filamentos dos fungos são conhecidos como hifas, e ao conjunto de hifas que forma o organismo denomina-se micélio. O crescimento das hifas ocorre pela região apical, embora as proteínas sejam sintetizadas em todo o micélio.

As hifas da maioria das espécies são divididas por paredes transversais, chamadas septos. Tais hifas são ditas septadas. Em outras espécies, os septos ocorrem somente na base de estruturas reprodutivas (esporângios e gametângios) e em porções mais velhas e vacuoladas das hifas. As hifas que não contêm septos são chamadas asseptadas ou cenocíticas, que significa “contendo um citoplasma comum”, ou multinucleada.

Todos os fungos possuem parede celular. A parede celular das plantas e de muitos protistas constitui-se de microfibrilas de celulose, que são interpenetradas por uma matriz de moléculas não-celulósica, tais como hemicelulose e substâncias pécticas. Nos fungos, a parede celular é constituída essencialmente por outro polissacarídeo – quitina – que é o mesmo material encontrado nos revestimentos, ou exoesqueletos, dos artrópodes, tais como insetos, aracnídeos e crustáceos. A quitina é mais resistente a degradação microbiana do que a celulose.

Os fungos são heterotróficos e nutrem-se por absorção (Quimioheterotróficos)

Por causa da parede celular rígida, os fungos não são capazes de engolir microrganismos ou outras partículas. Comumente, o fungo secreta enzimas (chamadas exoenzimas) sobre a fonte de alimento e absorve as pequenas moléculas que são liberadas. Os fungos absorvem o alimento pelo ápice da hifa e/ou nas proximidades dessa região.

Todos os fungos são heterotróficos. Para obtenção de alimento eles agem como sapróbios (vivendo sobre a matéria orgânica proveniente de organismos mortos), como parasitas ou como simbiontes mutualistas. Alguns fungos, principalmente leveduras, obtêm energia por meio da fermentação, produzindo álcool etílico a partir da glicose. O glicogênio é o principal polissacarídeo de reserva nos fungos, bem como nos animais e nas bactérias. Os lipídios são substâncias de reserva importantes em outros membros do grupo.

Hifas especializadas, conhecidas como rizoides, fixam alguns tipos de fungos aos substratos. Fungos parasitas frequentemente têm hifas especializadas similares, chamadas haustórios, os quais absorvem o alimento diretamente das células de outros organismos.

Nos fungos, a Mitose e a Meiose são diferentes

Uma característica importante e distintiva dos fungos é a divisão nucelar. Nesses organismos, os processos da meiose e da mitose são diferentes daqueles que ocorrem nas plantas, nos animais e em vários protistas. Na maioria dos fungos, a carioteca não se desintegra e se refaz, mas faz uma constrição próximo ao ponto médio entre os dois núcleos filhos. Em outros, a carioteca se rompe próximo à região mediana. Também, na maioria dos fungos, o fuso se forma dentro do núcleo, mas em alguns Basiodiomycota parece formar-se no citoplasma e direcionar-se para o núcleo. Com exceção das quitrídias, todos os outros fungos não têm centríolo, formando estruturas típicas chamadas corpos centriolares, que aparecem junto aos pólos do fuso. Os corpos centriolares e os centríolos funcionam como centros organizadores de microtúbulos durante a mitose e a meiose.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (452.9 Kb)   docx (247.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com