TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fígado / cirrose

Seminário: Fígado / cirrose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Seminário  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

Fígado/Cirrose

Conceito:

Cirrose é uma doença crônica do fígado que se caracteriza por fibrose e formação de nódulos que bloqueiam a circulação sanguínea. Pode ser causada por infecções ou inflamação crônica dessa glândula. A cirrose faz com que o fígado produza tecido de cicatrização no lugar das células saudáveis que morrem. Com isso, ele deixa de desempenhar suas funções normais como produzir bile (um agente emulsificador de gorduras), auxiliar na manutenção dos níveis normais de açúcar no sangue, produzir proteínas, metabolizar o colesterol, o álcool e alguns medicamentos, entre outras.

A cirrose é mais comum em homens acima dos 45 anos, mas pode acometer também as mulheres. O uso abusivo de álcool fez crescer o número de portadores da doença nos últimos anos.

Causas

O abuso do álcool é a principal causa da cirrose. Como o fígado é responsável pela metabolização dessa substância, quando exposto a doses excessivas de álcool, sofre danos em seus tecidos vitais que comprometem seu funcionamento.

Também são causas de cirrose as hepatites crônicas provocadas pelos vírus B e C, pelo uso de determinados medicamentos e pela hepatite auto-imune.

ESTOMAGO/ REFLUXO

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma condição na qual o conteúdo do estômago (alimento ou líquido) vaza em direção contrária ao estômago para o esôfago (o tubo da boca ao estômago). Essa ação pode irritar o esôfago, causando azia e outros sintomas.( O refluxo gástrico é o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago e em direção à boca, causando dor e inflamação. Isso acontece quando o músculo que deveria impedir que o ácido do estômago saia do seu interior não funciona de forma adequada)

CAUSAS: O refluxo é mais comum em pessoas que ingerem uma grande quantidade de comida e se deitam logo em seguida, pois, como o estômago está cheio, o esfíncter terá mais dificuldade para se fechar. Pessoas obesas, mulheres grávidas e pessoas que ingerem bebidas que contêm cafeína, pois a cafeína provoca o relaxamento do esfíncter esofágico causando o retorno dos alimentos.

Em bebês, a causa do refluxo está na imaturidade do esfíncter esofágico, e é o refluxo que chamamos de fisiológico, muito comum depois das mamadas. Esse tipo de refluxo pode acometer bebês de até seis meses de vida e pode ser muito perigoso para o bebê, devendo a mãe ficar bastante atenta.

PÂNCREAS/ PANCREATITE AGUDA

CONCEITO: A pancreatite aguda é a inflamação do pâncreas que pode ocorrer devido ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas e gera como principal sintoma a forte dor abdominal que surge de repente e é extremamente incapacitante. Seu tratamento consiste na ingestão de medicamentos em meio hospitalar e, por vezes, pode ser necessário realizar uma cirurgia.

CAUSAS:

* Pancreatite aguda: pode ser causada pela migração deformação de pequenos cálculos biliares que obstruem a porção terminal do colédoco, interrompendo o fluxo das secreções pancreáticas. Essa obstrução provoca processo inflamatório intenso e aumento da glândula por causa do edema, ou seja, do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com