TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gado Leiteiro- Melhoramento Genetico

Exames: Gado Leiteiro- Melhoramento Genetico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.768 Palavras (8 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 8

Alguns características que podem ajudar a definir uma boa vaca são:

- alto rendimento de leite com alta porcentagem de gordura e proteína;

- vida produtiva longa;

- problemas reprodutivos mínimos;

- conformação que reduz a incidência de mastite e doenças de casco;

- resistência a doenças;

- conversão alimentar eficiente.

As vacas são criaturas capazes de produzir leite a partir de materiais inadequados à alimentação humana. O estabelecimento da lactação depende naturalmente da produção de um bezerro. Algumas fêmeas nascidas, senão todas, serão mantidas como animais de reposição ou para expansão de rebanho.

Cada características é, em parte, herdada dos pais, mas também é influenciada por outros fatores. Por exemplo, uma vaca pode ter habilidade genética para produção de leite; porém, sua produção será reduzida em conseqüência de nutrição inadequada, parto complicado, período seco curto, mastite etc.... Portanto, a produção de leite é influenciada pela constituição genética do animal e por fatores ligados ao seu ambiente e manejo.

GENÉTICA é a ciência que estuda a variação e transmissão de características de uma geração para a geração seguinte. Essa transmissão ocorre no momento da reprodução através da união do espermatozóide paterno com óvulo materno.

MEIO AMBIENTE é a combinação de fatores que afetam a expressão genética do animal. Vacas com constituição genética similar ou igual (gêmeos idêntico) podem produzir diferentes quantidades de leite quando criadas em fazendas com variados níveis de manejo.

GENÓTIPO E FENÓTIPO - o termo genótipo representa o conjunto de gens herdados pelo indivíduo e é uma característica fixa do organismo. O termo fenótipo refere-se ao que ser observado e medido diretamente no indivíduo, por exemplo, cor do pêlo, produção de leite ou classificação para tipo. É importante salientar que o fenótipo do animal, ou seja, aquilo que pode ser visto e medido, será sempre o resultado da sua carga genética e das condições ambientais impostas a ele.

CARACTERÍSTICA QUALITATIVA - quando uma características é determinada pela ação de um ou poucos gens, o fenótipo permanece praticamente invariável por toda a vida e o meio ambiente quase não tem efeito sobre ela. Nesse caso, o fenótipo do animal é uma boa indicação do seu genótipo. Algumas características qualitativas em gado leiteiro são: cor do pêlo, presença ou ausência de chifres, tipo, sangüíneo etc.

CARACTERÍSTICA QUANTITATIVA é aquela que é influenciada por muitos pares de gens e, a sua expressão, sofre mais a ação do meio ambiente. Muitas características economicamente importantes em gado leiteiro são características quantitativas: produção de leite, composição do leite, conformação (tipo), eficiência na conversão alimentar, resistência a doenças etc.

A produção leiteira, por exemplo, requer a ação de numerosos gens responsáveis por aspectos específicos da síntese do leite, assim como muitos outros não diretamente responsáveis, ou seja: gens responsáveis pela formação do tecido secretor o úbere durante a puberdade, gens responsáveis pelo suprimento sangüíneo do úbere, gens envolvidos na capacidade da vaca em digerir e metabolizar os alimentos, entre outros.

Além disso, a síntese do leite requer um suprimento adequado de nutrientes. A alimentação, que também é considerada como “meio ambiente”, irá influenciar consideravelmente a produção de leite.

A função básica do ambiente é a de prover os fatores não genéticos requeridos pelo animal, para o seu desenvolvimento e produção. Alguns efeitos do meio ambiente podem ser temporários e outros permanentes. Um bom exemplo de efeito temporário é a baixa produção leiteira devida à nutrição medíocre; parto complicado ou período seco curto. Eles afeta, a produção por um período limitado da vida da vaca, ou seja, da lactação em vigor. Já o efeito permanente prejudicará a produção por toda a vida do animal, exemplo, a perda de um quarto de úbere, em conseqüência de mastite. Nesse caso,o efeito permanente afetará todas as lactações da vaca prejudicando a avaliação do seu mérito genético.

A interação entre fatores genéticos e meio ambiente adequado determina o desempenho dos animais. A produção de leite pode ser aumentada com melhor alimentação, melhor prática de ordenha, melhor controle de doenças etc. Mas, o que “melhor” realmente significa? Pode-se dizer que significa combinar o ambiente com o genótipo disponível. Se uma vaca de alta produção é transportada de uma região temperada do mundo para uma região tropical, a ausência de fibras de alta digestibilidade e o estresse calórico certamente prejudicarão a sua expressão genética para a produção de leite.

O objetivo do melhoramento genético para gado leiteiro é produzir uma vaca com um genótipo adequado e máxima produção em relação ao ambiente a que ela será submetida. Os animais são, então, acasalados de maneira aumentar a proporção de gens favoráveis a expressão de uma determinada característica.

O Processo de seleção

Vimos que as características qualitativas são comandadas por poucos gens e sofrem pouca ação do meio ambiente. É de se esperar portanto que o ganho genético seja mais evidente na geração seguinte. No caso das características quantitativas (praticamente todas de interesse econômico), o grande número de gens envolvidos e a influência maior do ambiente tornam o processo genético mais lento. As chances de uma combinação favorável de todos os gens envolvidos são menores, o processo genético é lento, porém, cumulativo, ao longo de sucessivas gerações. Em resumo, o melhoramento genético visa aumentar a freqüência de gens favoráveis numa determinada população. Para que isso ocorra é preciso saber selecionar os animais geneticamente indicados para serem os pais das gerações seguintes.

O processo de seleção é baseado no valor econômico do animal para uma determinada fazenda. Por exemplo, a raça Pardo-Suíço apresenta duas linhagens distintas, tanto em características de produção como nas de conformação, ou seja, a linhagem Leite e a linhagem Corte. Ambas se originaram de ancestrais comuns, porém, as suas diferenças óbvias são o resultado de um processo consistente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com