TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GLICOSE

Projeto de pesquisa: GLICOSE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 4

Glicose

Introdução

A glicose é um monossacarídeo que é utilizado pelo organismo, como fonte principal de energia, é encontrado no sangue. Este açúcar é obtido através de alimentos, e está presente, em doces, frituras, arroz, legumes como batata, beterraba, em massas de pães, bolos e em outras variedades.

.

Discussão

A glicose é um açúcar, que é utilizado pelo organismo, para fornecer energia ao corpo, ela se encontra no sangue e é obtida através da ingestão de alimentos ricos em açúcar, carboidratos. A glicose encontrada em alimentos doces em alguns segundos é metabolizada, já as moléculas dos demais alimentos podem levar até 1h para serem quebrados, durante a ingestão, os alimentos são transformados em partículas menores e na digestão é transformada em nutrientes, entre eles a glicose.

Nosso organismo utiliza apenas à quantidade que é suficiente para o corpo, à parte excedente é armazenada no fígado e daí é transformada em glicogênio e o excedente de glicogênio é transportado para a corrente sanguínea. O pâncreas tem a função de controlar o nível de glicose e produzir insulina, que por sua vez transforma a glicose em energia. O nível elevado de glicose que fica no sangue, chamado de hiperglicemia pode indicar diabetes. O excesso de glicose no sangue, pode se transformar em triglicerídeos e serem armazenadas em forma de gordura, ocasionando a obesidade, doenças cardiovasculares dentre outras.

Para fazermos a identificação do nível glicêmico existente no organismo do individuo, utilizamos a analise do sangue que é colhido geralmente em jejum, em nossa pesquisa o resultado da analise foi 52,33mg/dl, resultado este que ficou abaixo do que é esperado, pois os valores normais para um adulto é de 70 a 99mg/dl. Quando há um nível elevado glicêmico no sangue, ocasiona doenças associadas a estes distúrbios, a mais comum é o diabetes, que é característica por esse excesso, o que ocorre é que o pâncreas para ou diminui a produção de insulina, a suspeita de que o individuo está com esta doença é quando há fome excessiva, vontade de urinar frequente, perda de peso excessiva mesmo quando se consome grandes quantidades de alimentos entre outras. A hipoglicemia pode provocar danos aos rins, problemas cardiovasculares, neurológicos, á retina ou como diabético.

Insulina: hormônio que é sintetizado pelo pâncreas, e que possui função transportar e controlar a entrada de açúcar nas células, sem este hormônio não há absolvição de glicose que irá se concentrar no sangue e causará o surgimento do diabetes.

Tipos de diabetes:

Tipo 1: Ocorre quando o pâncreas perde totalmente a capacidade de produzir insulina, decorrente de deficiência do sistema imunológico, que faz com que os anticorpos ataquem a células que produzem a insulina. O diagnostico, em geral se da na infância ou adolescência, não tem cura e o tratamento é feito com aplicação diária de insulina injetável.

Tipo 2: Ocorre quando há redução na produção de insulina pelo pâncreas ou redução da capacidade do organismo de utiliza-la de forma correta,é uma doença comum em pessoas acima de 40 anos, e esta ligada a obesidade, sedentarismo ou que já

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com