TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Generos Do Cinema

Exames: Generos Do Cinema. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  1.660 Palavras (7 Páginas)  •  1.035 Visualizações

Página 1 de 7

Gêneros de filmes

Ação

O filme de Ação é dentre os gêneros contemporâneos, o mais comum, de maior apelo popular, geralmente envolve uma história de protagonistas do bem contra antagonistas do mal que resolvem suas disputas com o uso de força física, são superproduções, com high concept (alta tecnologia), efeitos especiais sofisticados capazes de funcionar como façanha inédita e atração espetacular; cenários suntuosos, exóticos e grandiosos. De um ponto de vista narrativo, uma série de situações são trabalhadas recorrentemente, sobretudo as cenas e sequências de intensa ação, entre as quais se contam perseguições, batalhas grandiosas, duelos contundentes ou explosões exuberantes. Os heróis e os vilões são claramente caracterizados e contrapostos, recorrendo muitas vezes a própria fisionomia do ator. De um ponto de vista ético, o simplismo e o maniqueísmo tendem a prevalecer, deixando pouco espaço para uma caracterização densa, ambígua ou complexa das personagens.

Animação

Refere-se ao processo segundo o qual cada fotograma de um filme é produzido individualmente, podendo ser gerado quer por computação gráfica quer fotografando uma imagem desenhada quer repetidamente fazendo-se pequenas mudanças a um modelo e fotografando o resultado. Quando os fotogramas são ligados entre si e o filme resultante é visto a uma velocidade de 16 ou mais imagens por segundo, há uma ilusão de movimento contínuo. A construção de um filme torna-se assim um trabalho muito intensivo e por vezes entediante. O desenvolvimento da animação digital aumentou muito a velocidade do processo, eliminando tarefas mecânicas e repetitivas. A produção da animação consome muito tempo e é quase sempre muito complexa.

Aventura

É um gênero cinematográfico que reflete um mundo heróico de combates e aventuras, foi inventado na Itália, como meio de exaltação de seu passado histórico e, posteriormente, usado para exaltar a Revolução Russa. Suas características são: Cenas de muita ação, como lutas e perseguições, Personagens estereotipados, um herói forte e valente contra um vilão; os personagens lutam por um objetivo, o bem sempre prevalece sobre o mal, os protagonistas enfrentam obstáculos e sofrem uma transformação no decorrer da história, Frequentemente a ação acontece no passado ou num mundo de fantasia; tudo é feito com muita intensidade para que saia tudo como real.

Comédia

A Comédia procura suscitar necessariamente o riso, nas suas diversas manifestações, tende a fazer ressaltar as fragilidades do ser humano, como por exemplo: o vício, a negligência, a presunção ou a insensatez. Uma das principais características da comédia é o engano, frequentemente, o cômico está baseado no fato de uma ou mais personagens serem enganadas ao longo de toda a peça. À medida que a personagem vai sendo enganada e que o equívoco vai aumentando, o público vai rindo cada vez mais.

Drama

O drama tem a intenção de refletir o comportamento e ação humana, na vida cotidiana um conjunto de acontecimentos complicados, difíceis ou tumultuosos pode ser um drama, assim como um acontecimento que causa dano, sofrimento e dor. Ao contrário da comédia, que sublinhas as fragilidades ou vícios do ser humano, e da tragédia, que sublinha a sua elevação e as suas virtudes, o drama aborda a vivência mais prosaica do sujeito vulgar, explorando as suas consequências emocionais, inusitadas e profundas. Esta atenção ao prosaico tende, por isso, a aproximar o drama de um registro objetivo e analítico, ainda que crítico, procurando efeitos de realismo, de reflexão e de

problematização na sociedade. Vários gêneros existem dentro do drama, cada um com seus próprios métodos de contar histórias, tipos de personagens e abordagem dramática, os principais são: a tragédia que trata de uma ação grave em que as consequências são de grande magnitude para os personagens envolvidos, comédia representa o sentido de renovação e renascimento, por esta razão tradicionalmente termina em casamento e com a expectativa de uma futura geração, melodrama a tragédia ou o problema é causado por forças além do controle do protagonista e tragicomédia tenta retratar personagens e a vida da forma mais realista.

Fantasia

Gênero de arte que usa a magia e outras formas sobrenaturais como o elemento principal de uma história, é geralmente distinguido de Ficção Científica e horror pelo aspecto geral, atmosfera e pelos temas de cada autor individual, embora haja uma grande sobreposição entre os três gêneros. De modo geral, o termo fantasia cobre trabalhos de escritores, artistas e músicos, desde mitos e lendas até obras mais recentes, conhecidas por uma vasta audiência. Toda esta criatividade é da mais diversa natureza: em alguns casos, o mundo antigo, ou mesmo o mundo pré-histórico, serve de base à imaginação, em outros casos é o universo medieval que serve de referência, a própria mente ou o corpo humano também podem ser o local onde dará sequência ao desenvolvimento deste enredo.

Ficção cientifica

Nos dias atuais os filmes do gênero estão entre os que alcançam maior índice de bilheteira, confirmando a fascinação das pessoas sobre o que está por vir, ou ainda sobre o que é pura fantasia: Podemos considerar ficção cientifica todo o relato que é fabula ou especula sobre mundos e acontecimentos possíveis a partir de hipóteses logicamente verossímeis. O plausível é aqui, portanto, uma consequência de um saber que tem na sua necessidade causal e na sua argumentação racional os fundamentos de qualquer especulação criativa. Se esta especulação tende a virar-se para o futuro, nada impede, porém, que o seu objeto seja os acontecimentos passados, as viagens no tempo são um grande exemplo. O único critério a ser observado é, portanto, a sustentabilidade racional das hipóteses narrativas desenvolvidas, se existe uma compulsão para antecipar ou especular o futuro, tal deve-se, sobretudo ao apelo do desconhecido e da sua inteligibilidade: se aquilo que é passado é tido como adquirido, aquilo que há de vir é motivo de inquietação e, muitas vezes, suspeita e preocupação.

Terror

No filme de terror, o espectador experimenta o sofrimento de forma delegada, comungando das dificuldades das personagens, mas escusando-se, necessariamente, aos seus padecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com