TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genes E Psicologia

Monografias: Genes E Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

1 – Podemos afirmar que os genes determinam o nosso comportamento?

Sim, os genes dos seres humanos são 99,9% iguais a de outros humanos, esse 0,01%, determina se teremos ou não uma doença autossômica, e outras coisas um pouco mais subjetivas, como por exemplo: por que uma pessoa e feliz e outra e triste, esses genes atuam de comum acordo, definindo a altura do rosto, o tamanho das vertebra, ou ate mesmo sua inteligência, felicidade ou agressividade, e alguns pesquisadores descobriram que variações em um gene individual são parte da receita de certas formas de Alzheimer.

2 – Como a seleção natural explica as mudanças de comportamento?

Através da combinação e mutação de genes, a seleção natural favorece variações vantajosas, como por exemplo, o tubarão do olfato mais aguçado. Por conta desse rearranjo dos genes, e possível que em uma população você selecione indivíduos com características semelhantes e os coloque para reproduzir, após algumas gerações todos esses descendentes terão as mesmas características, como por exemplo a formiga que constrói seu túnel, ou o cachorro que traz a caça.

3 – As diferenças individuais são explicadas apenas pela genética? Como os componentes ambientais podem influenciar essas diferenças.

Os componentes ambientais podem modificar características comportamentais, trejeitos e essas coisas, mas a personalidade e determinada pelos genes, estudos de gêmeos idênticos mostram que mesmo sendo criados separados, ainda compartilha dos mesmos hábitos, mesmo modo de falar e mesma personalidade, no estudo de adoção os filhos adotados mesmo tendo morado com os pais adotivos, ainda tem comportamentos mais parecidos com os pais biológicos, mostrando que o ambiente tem um impacto muito pequeno na personalidade do individuo.

4 – Que tipo de mudanças ambientais influencia a atividade cortical?

Crianças de ambientes empobrecidos e recebem cuidados estimuladores atingem escores mais altos em testes de inteligência. Por exemplo, pessoas que tiveram catarata e essa catarata foi removida, nunca terão uma visão tão boa, pois, parte das células da percepção, foram destinadas para outras áreas. Mostrando que a experiência afeta o desenvolvimento.

5 – As normas culturais influenciam nosso comportamento? Ate que ponto a família atua na modificação ou implementação dessas regras?

Sim, a cultura e um conjunto de ações, ideia, atitudes e etc. Como nos vivemos em culturas diferentes, hábitos de outros povos são considerados estanhos por nos. A família molda todas as suas ações que não são tidas como individuais, por exemplo: famílias ocidentais tentam criar filhos para que esses pensem sozinhos, já as famílias ocidentais tendem a ter filhos que tomam atitudes mais ligadas ao que seus familiares escolham para eles, a família e capaz de moldar boa parte dos comportamentos individuais de uma pessoa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com