TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genetica Conceitos fundamentais

Resenha: Genetica Conceitos fundamentais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  Resenha  •  219 Palavras (1 Páginas)  •  677 Visualizações

- Genética

Termo aplicado pela primeira vez pelo biólogo inglês William Bateson (1861 – 1926), a genética é a ciência que estuda a estrutura e funcionamento dos ácidos nucléicos, o DNA (ácido desoxirribonucléico) e o RNA (ácido ribonucléico). Uma vez que os ácidos nucléicos são responsáveis pela manutenção e expressão das características hereditárias, a genética estuda desde os processos de divisão celular, onde o DNA é replicado (produz uma réplica de si mesmo) para ser repassado às células filhas, até mecanismos de síntese de proteínas (transcrição e tradução), bem como as leis da hereditariedade e a dinâmica dos genes nas populações.

Nota: a genética pode ser dividida em: clássica (Mendel) e em moderna (Watson e Crick)

2- Conceitos fundamentais

2.1 - Hereditariedade ou herança biológica

É a capacidade que os seres vivos têm de transmitir aos seus descendentes, via cromossomo(s), instruções para a manifestação de características específicas.

2.2 - Material genético ou hereditário

Substância química (DNA ou RNA) que encerra, em unidades funcionais denominadas genes, as informações para as características naturais que um indivíduo pode manifestar e que é transmitido às novas gerações, via cromossomos.

2.3 - Gen ou gene

Na genética clássica é considerado a unidade fundamental da hereditariedade. Já na moderna, é definido como uma seqüência de nucleotídeos de DNA ou de RNA que a célula usa para produzir proteína ou RNA.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com