TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genética

Seminário: Genética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Seminário  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

A genética foi incluída na psicologia através de Jean Piaget denominando- a de Teoria Psicogenética, que estuda todo processo mental, como a memória, percepção, linguagem, entre outros fatores, a fim de descobrir como esse processo funciona, mostrando quais as mudanças de uma criança desde seu nascimento até sua adolescência referente a sua inteligência e seu comportamento, com uma visão diferente. Alguns experimentos demonstraram que cerca de metade de nossas características comportamentais estão diretamente ligadas á influência da genética.

Os principais motivos em estudar genética em um curso de psicologia, é para sabermos se determinado problema psicológico esta envolvido em alguma doença hereditária, ou genética na família, até para poder prevenir. A genética é importante também, para verificar as influências dos genes envolvidos no comportamento, que diferem de um indivíduo para outro, se existe alguma característica do individuo herdada do pai ou da mãe que fique aparente em seu comportamento através da interação dos genes com o ambiente, que ocorre de forma complexa, e sua influência na personalidade do indivíduo,.

Através da genética, é possível analisar a questão de comportamentos referentes aos gêmeos idênticos, que segundo estudos informam que determinadas características sofrem influências de um e de outro, devido aos mesmos genes que estariam em ação. Do mesmo modo, foi possível observar que um mesmo acontecimento vivido pelos gêmeos idênticos poderiam ter ações diferentes.

No entanto, existem vários estudos de genética que estão associados á psicologia, entre eles, genética comportamental, terapia genética, aconselhamento genético, engenharia genética, que servem como instrumentos para a psicologia. Estudos e pesquisas alegam que quem produz nosso comportamento é o cérebro, mas são os genes que inspiram o mesmo, afirmando que os genes limitariam nosso comportamento e outros que consideravam o comportamento humano moldado pela somatória das experiências individuais.

Penso que, para analisar e diagnosticar determinados casos é preciso compreender a complexidade do comportamento, e isso é possível através da genética. Portanto sua inclusão na psicologia foi muito importante para se ter ferramentas necessárias na obtenção de resultados que possam esclarecer essas causalidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com