TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genética de populações

Artigo: Genética de populações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/7/2014  •  Artigo  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

Genética de Populações

A genética de populações está relacionada ao estudo das mudanças genéticas que ocorrem dentro das populações. Através de seu estudo podemos determinar com qual freqüência um certo alelo mutante surgido numa população variará com o tempo devido a diversas forças evolutivas. Podemos saber também se, numa escala de tempo maior, uma nova característica mutante irá substituir completamente uma característica ancestral e quanto tempo esse processo de troca pode durar.

Conceitos básicos

Um loco (ou locus) é definido como um local específico num cromossomo onde se localiza um gene, e as diferentes formas que um gene se apresenta num mesmo loco são chamadas de alelos. Quando um loco é ocupado por mais de um alelo do mesmo gene, cada um desses alelos é representado por proporções relativas, chamadas de freqüências alélicas.

Um geneticista de populações considera que a evolução não passa de mudanças nas freqüências alélicas de genes numa população, ao longo do tempo. Para eles, um novo alelo surgido por mutação só se torna importante num ponto de vista evolutivo quando é capaz de aumentar sua freqüência consideravelmente de forma a tornar-se significante na história evolutiva de uma população.

 Seleção natural

Esse tipo de fator evolutivo diminui a variabilidade gênica das populações. É bom lembrar que, se um gene A for mais adaptativo que seu alelo a, a seleção e eliminar o gene “desfavorável”. Assim, de geração a geração, a frequência do gene A tende a aumentar, enquanto a do gene a tende a diminuir.

 Endogamia ou consanguinidade

Os cruzamentos consanguíneos tendem a fixar indivíduos com predominância de genótipos homozigotos, o que significa que tendem a aumentar a frequência de um determinado genótipo.

A existência de genes recessivos deletérios ou prejudiciais é comum entre os componentes de uma família. Como esses genes são relativamente raros, a possibilidade de casamentos entre casais normais heterozigotos, capazes de gerar filhos com anomalia causada por esses genes, é maior entre indivíduos aparentados. Por isso, considera-se que a probabilidade de aparecerem anomalias entre filhos de casamentos consanguíneos do que entre os filhos de casamentos envolvendo indivíduos de famílias diferentes.

 Fluxo gênico

A entrada ou saída significativa de indivíduos na população promove a alteração na frequência do pool gênico existente. Se, por exemplo, muitos indivíduos aa emigrarem da população, a frequência do gene A se eleva e a do gene a diminui.

 Oscilação genética

Compreende o processo em que ocorrem cruzamentos mais frequentes, porem ao acaso, entre indivíduos portadores de um determinado genótipo. Embora a oscilação genética não seja expressiva como fator evolutivo em grandes populações, pode ser significativa em pequenas populações, chegando a promover alterações consideráveis do pool gênico das futuras gerações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com