TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.359 Palavras (6 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

Comparativo econômico e político do Brasil com seu primeiro adversário (Croácia) na fase de grupos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014®

[pic 3]

A economia da Croácia baseia-se fundamentalmente no serviços variados e indústria, notadamente dos setores químico, naval e metal-mecânico. O turismo é uma grande fonte de receitas. O produto interno bruto per capita de 2008, em termos de paridade de poder de compra, foi de 18.575 dólares americanos, ou 63,2% da média da União Europeia, segundo o Eurostat.

A economia croata é pós-comunista. No fim dos anos 80, no início do processo de transição económica, a sua posição era favorável mas foi fortemente prejudicada pela guerra, essa terminada em 1995.

Os problemas principais incluem o desemprego estrutural e uma quantidade de reformas económicas considerada insuficiente por alguns economistas, pois que enfrenta resistência pública. Particularmente preocupante é o sistema judicial antiquado, em especial no que diz respeito à posse das terras estatizadas no período comunista. Contudo, tais problemas vêm sendo alvo de grande mobilização no sentido de serem resolvidos por reformas legais ocorridas no âmbito das negociações para a entrada do país na União Europeia.

Mesmo assim, o país tem vindo a experimentar um crescimento económico rápido em preparação de uma adesão à União Europeia, que já é o seu principal parceiro comercial, sendo, sua economia, considerada pelo Fundo Monetário Internacional como uma economia desenvolvida (high-income).

A política da Croácia é definida por um quadro parlamentar, representativo democrático republicano, onde o primeiro-ministro da Croácia é o chefe de governo em um sistema multi-partidário. O poder executivo é exercido pelo governo e o Presidente da Croácia. O poder legislativo é exercido pelo Parlamento croata (em croata: Sabor). O poder judiciário é independente do executivo e o legislativo. O Parlamento aprovou a atual Constituição da Croácia em 22 de dezembro de 1990 e decidiu declarar independência da Iugoslávia. A declaração de independência entrou em vigor em 8 de outubro de 1991. A Constituição já foi alterada várias vezes. Os primeiros partidos modernos do país foram desenvolvidos em meados do século XIX, e sua agenda e apelo mudaram, refletindo grandes mudanças sociais, tais como a dissolução da Áustria-Hungria, o Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos, ditadura e convulsões sociais no reino, a Segunda Guerra Mundial, o estabelecimento do regime comunista e a dissolução da SFR Iugoslava.

O Presidente da República (Predsjednik) é o chefe de estado e é eleito para mandatos de cinco anos. Além de ser o comandante-em-chefe das forças armadas, o presidente tem o dever de nomear o primeiro-ministro com consentimento do parlamento, e alguma influência na política externa.

O parlamento da Croácia (Sabor) é um corpo legislativo unicameral com até 160 deputados, todos eleitos por voto popular para mandatos de quatro anos. As sessões plenárias do sabor têm lugar de 15 de Janeiro a 15 de Julho e de 15 de Setembro a 15 de Dezembro.

O governo da Croácia (Vlada) é chefiado pelo primeiro-ministro, e tem 2 vice-primeiros-ministros e 14 ministros encarregues de sectores particulares de actividade. O ramo executivo é responsável por propor legislação e um orçamento, por executar as leis, e por determinar as políticas externa e interna da república.

A Croácia tem um sistema judicial de três níveis, que consiste de um Supremo Tribunal, de tribunais de condado e de tribunais municipais. O Tribunal Constitucional decide sobre matérias relacionadas com a constituição.

Referências Bibliográficas

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Cro%C3%A1cia

Atividade 01

Realize uma pesquisa sobre os aspectos econômicos e políticos da Croácia, faça um comparativo com os mesmos aspectos no Brasil e acrescente sua opinião.

Roteiro

  • Utilize a folha de resposta
  • Não se esqueça de colocar o seu nome e o curso
  • Não precisa de capa
  • Não se esqueça da bibliografia
  • Para entregar, poste no site no item Portfólio e nomeie Atividade 01
  • A cada semana de atraso, será descontado um ponto do valor total da atividade (10,0)

Data da postagem

Até 20/05/2014

[pic 4][pic 5]

Comparativo econômico e político do Brasil com seu segundo adversário (Camarões) na fase de grupos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014®

[pic 6]

Camarões é uma república presidencialista com uma divisão administrativa em 10 províncias]] e de governo: presidente Paul Biya (RDPC) (desde 1982, eleito em 1984 e reeleito em 1988, 19ffff92,1997e 2004.

Principais partidos: União Democrática do Povo Camaronês (RDPC), Frente Social-Democrática (SDF), União Nacional pela Democracia e Progresso (UNDP), União Democrática de Camarães (UDC).

Legislativo: unicameral - Assembleia Nacional, com 180 membros eleitos por voto direto para mandato de 5 anos. Constituição em vigor: 1972.

Alguns dados sobre a economia dos Camarões:

Agricultura: cunhões (125 mil t), café (72 mil t), pluma de algodão (92 mil t), caroço de algodão (110 mil t), mandioca (1,5 milhão de t), milho (600 mil t), sorgo (450 mil t)

Pecuária: eqüinos (51 mil), bovinos (4,9 milhões), suínos (1,4 milhão), ovinos (3,8 milhões), caprinos (3,8 milhões), aves (20 milhões)

Pesca: 80 mil t

Mineração: petróleo (33 milhões de barris), calcário (50 mil t)

Reservas não exploradas de gás natural.

Indústria: alimentícia, extração de petróleo, carvão

Principais parceiros comerciais: França, Alemanha, Estados Unidos, Bélgica, Luxemburgo, Países Baixos, Itália, Espanha.

Referências Bibliográficas

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Camaroes

Atividade 02

Realize uma pesquisa sobre os aspectos econômicos e políticos de Camarões, faça um comparativo com os mesmos aspectos no Brasil e acrescente sua opinião.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (216.7 Kb)   docx (65.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com