TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia De Geografia

Monografias: Metodologia De Geografia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  2.588 Palavras (11 Páginas)  •  1.487 Visualizações

Página 1 de 11

A nossa geografia

A geografia é uma ciência que tem como objetivo principal de estudo o espaço geográfico que corresponde ao palco das realizações humanas. O homem sempre teve uma curiosidade acerca dos lugares onde se desenvolvem as relações humanas e as do homem com a natureza, principalmente com o intuito de alcançar seus interesses.

O conhecimento da terra e de todas dinâmicas existentes configura como um objetivo da ciência geográfica, essa tem um inicio paralelo ao surgimento do homem, no entanto, sua condição de ciência ocorreu somente com o nascimento da civilização grega, na qual existiam pensadores filósofos que nessa época englobavam diversos conhecimentos de distintos temas.

A geografia recebe diversos significados, de uma forma genérica dizemos que geo. significa terra e grafia vem a significar descrição, ou seja, descrição da terra, essa descreve todos os elementos contidos na superfície do planeta como atmosfera, hidrosfera e litosfera que compõem a biosfera ou esfera da vida (onde desenvolve a vida), além da interação desses com os seres vivos.

O estudo da geografia em sua fase inicial focaliza somente os elementos naturais, mais tarde, pesquisas unindo aspectos físicos com sociais foram estabelecidas, referentes à ação antrópica sobre o espaço natural. A partir desse momento deve inicio também o estudo sistemático das sociedades, tais como a forma de organização econômica e social, a distribuição de população no mundo e nos países, as culturas, os problemas ambientais decorrentes da produção humana, além de conhecer os recursos dispostos na natureza que são úteis para as atividades produtivas (indústria e agropecuária). Assim, o estudo geográfico conduz o levantamento de dados sobre os elementos naturais que atingem diretamente a vida humana como clima, relevo, vegetação, hidrografia entre outros.

Algumas especialidades da ciência geográfica:

-geografia física: focalizam-se nos estudos das ciências naturais, como clima, vegetação, hidrografia, relevo e os impactos decorrentes da exploração.

02

-geografia humana: tem como objetivo o estudo da dinâmica populacional e suas particularidades.

-geografia econômica: estudo de todas as relações econômicas realizadas no mundo e seus fluxos.

-geografia cultural: focaliza a atenção para a identidade cultural das pessoas e dos lugares.

-geografia política: estudo das relações do poder político e seus resultados.

-geografia medica: realiza mapeamento de focos de doença e sua distribuição no espaço geográfico.

As primeiras descrições consideradas como geográficas foram oriundas de registros de viajantes e comerciantes.

A geografia é importante porque estudamos o mundo, onde vivemos, acabamos conhecendo lugares sem ao menos ir ate eles. Ficamos informados sobre os continentes, países, estados, cidades, etc. Sabemos sobre as regiões brasileiras, expectativa de vida, taxa de analfabetismo. Estas informações são fundamentais até mesmo para sabermos como funciona o país em que moramos. É como ter o mundo em nossas mãos, sabemos como nos localizarmos no mundo, cuidar do meio ambiente, conhecer outros povos.

Você pretende conhecer países diferentes? Subir montanhas mergulhar em alto-mar, andar pelos desertos, saltar de para quedas, asa delta... É tanta coisa para ver no mundo, mas sem a geografia tudo isso é impossível.

Primeiro para você chegar a qualquer lugar tem que conhecer um mapa, depois tem que conhecer as condições de clima, é bom sabermos dos monumentos naturais e belezas do lugar, conhecer a cultura e os costumes, como alimentação, fonte de renda, agricultura, etc.

Também é importante conhecer a geografia para se proteger de certas armadilhas naturais como um tsunami, erupção vulcânica, chuva de granizos e até mesmo um terremoto.

03

Algumas guerras ocorreram no passado, uma delas foi à segunda guerra mundial, que após sua ocorrência, viram um surgimento de um período sem precedentes na história da humanidade. De 1947 a 1989, o mundo viveu o período conhecido como guerra fria, no qual dois países tiveram o domínio do poder mundial. Estados Unidos e URSS (antiga União da República Socialista Soviética) foram às superpotências do período, e o mundo todo passou a orbitar em torno desses dois países. A guerra fria se ergue a partir do fim da segunda guerra mundial. Com a destruição da Europa e a decadência das tradicionais potencias européias. A partir das conferencias do pós guerra a bipolarização do espaço começa por materializar-se na própria Europa, onde a parte oriental desse continente passa a orbitar em torno da URSS, e a parte ocidental em torno dos EUA.

A grande divergência da guerra fria não esteve na economia, mas sim no marco ideológico, onde tínhamos de um lado os EUA, representante da ordem mundial capitalista, e de outro lado a URSS que representava o socialismo. As divergências sociológicas entre os dois países acabaram gerando também divergências militares, que resultaram no que se chamou de “corrida armamentista”, com o desenvolvimento de arsenais de destruição em massa (incluindo bombas atômicas), o que levaram alguns a acreditarem que uma guerra real entre as duas superpotências poderia representar a destruição de todo o planeta e a criação de organizações militares a fim de defender os interesses de ambos os lados, os EUA e seus aliados criaram em 1949 a OTAN (organização do tratado do Atlântico Norte), e a URSS junto com os países do leste europeu criaram em 1995 o pacto de Varsóvia. Mas apesar de toda tensão gerada pela corrida armamentista, na realidade uma guerra direta entre os dois nunca ocorreu, ocorreram sim muitos conflitos indiretos, onde ora um, ora outro estavam envolvidos como a Guerra da Coréia, do Vietnã, a ocupação do Afeganistão, etc. As ditaduras militares na America Latina são parte da história da guerra fria, na qual houve uma clara participação dos EUA, a fim de colocar governos pró-EUA no poder. Além da corrida armamentista, travou-se também entre as duas superpotências uma guerra de propaganda, onde cada um dos lados procura denegrirem o outro e exaltar a si próprio.

04

No pós segunda guerra mundial ocorreu a tentativa de reorganização da ordem econômica e política do espaço mundial. No campo das relações políticas, foi criada a Organização das Nações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com