TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento e Controle da Poluição Ambienta

Por:   •  1/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

Gerenciamento e Controle da Poluição Ambiental

[pic 3]

Pouso Alegre,

2019

O efeito estufa é um fenômeno natural que garante a temperatura adequada para a vida na terra. A atmosfera terrestre é constituída de gases que são relativamente transparentes à radiação solar, enquanto absorvem grande parte da radiação emitida pela superfície aquecida da terra. Esse processo faz com que a sua superfície tenha uma temperatura mais elevada do que se não houvesse atmosfera. Tal processo é conhecido com efeito estufa.   Na atmosfera acontecem processos de troca de energia térmica importantes para nosso clima terrestre.

Existem a condução de calor, a convecção e a interação da radiação eletromagnética com gases particulares que compõe a atmosfera que pode ocorrer absorção ou algum processo de espalhamento que dependem de fatores como o comprimento de onda da radiação, a composição química dos componentes envolvidos e o tamanho das partículas. O resultado dessa interação é um aquecimento adicional da superfície terrestre, possibilitando que sua temperatura média global seja cerca de 15°C.

O aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura do planeta causado, principalmente, por gases como o dióxido de carbono, metano, óxido nítrico, e clorofluorcarbonos, ou seja, gases relacionados com o efeito estufa da atmosfera terrestre, vale salientar que o aumento dos gases do efeito estufa na atmosfera é atribuído na queima de combustíveis fósseis e madeira, a poluição industrial, exploração da pecuária em larga escala,  não esquecendo também dos desmatamentos florestais em todo o mundo, sendo, esta vegetação florestal a contribuinte para a absorção do excesso de dióxido de carbono na atmosfera.

Dados levantados pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática) que a influência humana é a causa dominante do aquecimento global desde 1950.        Essa atividades humanas contribuem de 95% a 100% do aumento da temperatura do planeta.

Segundo o relatório da organização internacional de apoio à produção de agrícola sustentável chamada :Instituto de Política Agrícola e Comercial (IATP) e da Grain, o não conhecimento público das informações, sobre o como pecuária contribui para a emissão de gases é um dos principais fatores de risco apresentados, pois quem sempre foi visado publicamente como o responsável dos efeitos negativos a temperatura do planeta foi o setor energético, porém se somarmos as cinco maiores empresas de carne e laticínios (JBS, Tyson, Cargill, Dairy Farmers of America e Fonterra), temos o resultado de mais emissões de gases poluentes do que as maiores petrolíferas do planeta (JBS, Tyson, Cargill, Dairy Farmers of America e Fonterra).

O relatório também demonstra a falta de interesse sobre esse assunto nas empresas, já que apenas a metade das trinta e cinco maiores empresas já anunciaram metas para a diminuição da emissão de gases poluentes e apenas quatro empresas apresentaram estimativas abrangentes sobre a emissão de gases que produzem.

Até 2050 o setor pecuário poderá consumir até 80% de todo limite planetário, aumentando cada vez mais os gases poluentes, já que os dados apresentados já comprovam como isso não está sendo controlado pelas autoridades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (135.7 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com