TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gordura Monoinsaturada

Ensaios: Gordura Monoinsaturada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 3

Gordura Monoinsaturada

A gordura monoinsaturada é um ácido graxo que apresenta uma ligação dupla na molécula. Do ponto de vista nutricional é considerada uma gordura de boa qualidade para o organismo humano. Este tipo de gordura é considerado benéfica, pois ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL, sigla de lipoproteína de baixa densidade) no sangue. A modificação oxidativa ocorrida com este tipo de colesterol apresenta um significativo papel no desenvolvimento de arteriosclerose. As alterações na alimentação que levam ao aumento da resistência da LDL em oxidar, reduzem o risco do surgimento dessa afecção. No entanto, tanto o ácido graxo monoinsaturado como o ácido graxo poliinsaturado auxiliam na redução da taxa de colesterol sanguíneo, quando há a substituição do ácido graxo saturado da dieta.

Fontes principais

- Azeite de Oliva

- Abacate

- Castanha de caju

- Amendoim

- Óleo de Palma

Funções no organismo humano:

- Atua na manutenção da integridade das membranas das células;

- Ajuda a aumentar o HDL (colesterol bom) e diminuir o LDL (colesterol ruim);

- Possuem ação antioxidante no organismo.

OBS: Como os alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas são muito calóricos, o consumo em excesso pode provocar aumento de peso e levar a pessoa à obesidade.

Lipídios

Os lipídios possuem a característica de serem insolúveis na água. Porém, são solúveis nos solventes orgânicos (álcool, éter, benzina, etc.). Funções dos lipídios Os lipídios possuem quatro funções básicas nos organismos: - Fornecimento de energia para as células. Porém, estas preferem utilizar primeiramente a energia fornecida pelos glicídios. - Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares. - Nos animais endodérmicos, atuam como isolantes térmicos.•••.

PROTEÍNAS

As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. São encontradas em todas as partes de todas as células, uma vez que são fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e função celulares. Existem muitas espécies diferentes de proteínas, cada uma especializada para uma função biológica diversa. Além disso, a maior parte da informação genética é expressa pelas proteínas.

Pertencem à classe dos peptídeos, pois são formadas por aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amido (-NH 2 ) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) de outro aminoácido, através da formação de uma amida.

A importância das proteínas, entretanto, está relacionada com suas funções no organismo, e não com sua quantidade. Todas as enzimas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com