TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GORDURA INSATURADA

Artigos Científicos: GORDURA INSATURADA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  214 Palavras (1 Páginas)  •  809 Visualizações

Gordura Insaturada Gordura insaturada é a gordura ou ácido graxo que apresenta uma ou mais ligações duplas em suas cadeias. Quando em temperatura ambiente, encontra-se no estado líquido.

Gordura insaturada

Existem dois tipos de gordura insaturada: * Monoinsaturada: apresenta apenas uma ligação dupla de carbono; * Poliinsaturada: apresenta mais de uma ligação dupla de carbono.

As gorduras insaturadas são consideradas boas, pois auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, uma vez que possuem a aptidão de reduzir os níveis de triglicerídeos e o colesterol sanguíneo, elevando o HDL (conhecido como colesterol bom) e diminuindo o nível do LDL (conhecido como colesterol ruim). Como consequência, há a redução da formação e/ou manutenção de placas de gordura no interior dos vasos sanguíneos, que podem levar à hipertensão arterial, infarto e derrame cerebral.

Este tipo de gordura é encontrado no azeite de oliva, castanhas, óleo de canola, abacate, semente de linhaça edeterminados peixes, como atum, salmão, truta e cavala.

Ingerir a quantidade mínima diária recomendada de gordura insaturada é fácil. A utilização de óleos de origem vegetal no preparo das refeições, já supre as necessidades diárias. Todavia, devem ser usadas quantidades adequadas de calorias e de gordura total, compatíveis com uma alimentação saudável, para não levar a problemas de sobrepeso e obesidade.

Fontes:

http://www.infoescola.com/nutricao/gordura-insaturada/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Gordura_insaturada http://mundoestranho.abril.com.br/alimentacao/pergunta_287884.shtml

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com