TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grecia Antiga

Artigo: Grecia Antiga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  1.524 Palavras (7 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 7

1. Introdução

Renascimento ou arte renascentista foi um período que marcou diversas transformações em varias áreas e pontos da vida humana, esse período assinala o fim da Idade e o inicio da Idade Moderna.

A arte no estilo Barroca marcou os primeiros tempos do período moderno, novos padrões estéticos que superariam o rigor dos princípios do renascimento surgiram junto à arte.

A arte moderna terá a influencia da revolução industrial, do cinema, da fotografia e de vários elementos que mudariam o pensamento e as atitudes expressas por esses artistas.

A arte contemporânea pode ser caracterizada pela liberdade de expressão e atuação do artista, que nessa arte não é limitado em nenhum termo religioso, político, cultural ou econômico, o artista tem livre atuação para sua obra.

2. Renascimento ou Arte Renascentista

Foi chamada de "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antiguidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista.

As conquistas marítimas e o contato mercantil com a Ásia ampliaram o comércio e a diversificação dos produtos de consumo na Europa a partir do século XV. Com o aumento do comércio, principalmente com o Oriente, muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas. Com isso, eles dispunham de condições financeiras para investir na produção artística de escultores, pintores, músicos, arquitetos, escritores, etc.

• Principais características:

- Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas renascentistas da época, os gregos e romanos possuíam uma visão humanizada e completa da natureza, ao contrário dos homens medievais;

- As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico que possuíam;

- Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada somente em Deus (teocentrismo), nos séculos XV e XVI o homem passou a ser o principal personagem (antropocentrismo);

- A razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade.

• Representantes do Renascimento Italiano e algumas obras

- Giotto di Bondone (1266-1337) - pintor e arquiteto italiano. Um dos precursores do Renascimento. Obras principais: O Beijo de Judas, A Lamentação e Julgamento Final.

- Fra Angelico (1395 - 1455) - pintor da fase inicial do Renascimento. Pintou iluminuras, altares e afrescos. Obras principais: A coração da virgem, A Anunciação e Adoração dos Magos.

- Michelangelo Buonarroti (1475-1564)- destacou-se em arquitetura, pintura e escultura.Obras principais: Davi, Pietá, Moisés, pinturas da Capela Sistina (Juízo Final é a mais conhecida).

- Rafael Sanzio (1483-1520) - pintou várias madonas (representações da Virgem Maria com o menino Jesus).

- Leonardo da Vinci (1452-1519)- pintor, escultor, cientista, engenheiro, físico, escritor, etc. Obras principais: Mona Lisa, Última Ceia.

- Sandro Botticelli - (1445-1510)- pintor italiano, abordou temas mitológicos e religiosos. Obras principais: O nascimento de Vênus e Primavera.

- Tintoretto - (1518-1594) - importante pintor veneziano da fase final do Renascimento. Obras principais: Paraíso e Última Ceia.

- Veronese - (1528-1588) - nascido em Verona, foi um importante pintor maneirista do Renascimento Italiano. Obras principais: A batalha de Lepanto e São Jerônimo no Deserto.

- Ticiano - (1488-1576) - o mais importante pintor da Escola de Veneza do Renascimento Italiano. Sua grande obra foi O imperador Carlos V em Muhlberg de 1548.

3. Arte Barroca

Na arte Barroca encontramos novos padrões estéticos que procuravam superar todo o rigor proveniente dos princípios de simetria e equilíbrio valorizados pelo Renascimento. Ela se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música.

Entre outras mudanças, percebemos o surgimento de pinturas e esculturas marcadas por formas retorcidas e tensas. A preocupação em reforçar o racionalismo e equilibrá-lo com as emoções perde campo para uma arte mais emotiva e cotidiana.

Após o processo de Reformas Religiosas, ocorrido no século XVI, a Igreja Católica havia perdido muito espaço e poder. Mesmo assim, os católicos continuavam influenciando muito o cenário político, econômico e religioso na Europa. Com a espiritualidade e teocentrismo da Idade Média e o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento se inicia assim a arte barroca.

• Características gerais da arte barroca:

• emocional sobre o racional; seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio.

• busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas;

• entrelaçamento entre a arquitetura e escultura;

• violentos contrastes de luz e sombra;

• pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida.

• Características da pintura barroca:

• Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista.

• Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.

• Realista, abrangendo todas as camadas sociais.

• Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática.

Como principais artistas da arte barroca podemos citar: o espanhol Velásquez, o italiano Caravaggio, os belgas Van Dyck e Frans Hals, os holandeses Rembrandt e Vermeer e o flamengo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com