TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HORTA ESCOLAR: UMA FERRAMENTA PARA A ALIMENTAÇÃO DOS ESCOLARES

Por:   •  9/12/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.981 Palavras (16 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE DE TECNOLOGIA

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

FRANCISCO GOMES DE OLIVEIRA JUNIOR

HORTA ESCOLAR: UMA FERRAMENTA PARA A ALIMENTAÇÃO DOS ESCOLARES

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES

2016


FRANCISCO GOMES DE OLIVEIRA JUNIOR

HORTA ESCOLAR: UMA FERRAMENTA NA ALIMENTAÇÃO DOS ESCOLARES

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Faculdade de Tecnologia Cachoeiro de Itapemirim, orientado pela Profª Giselda dos Santos Alvaro, como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Metodologia do Ensino de Ciências.

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM – ES

2016


RESUMO

 

Este presente artigo apresenta a importância da educação ambiental dentro das escolas do ensino regular. Não há duvidas de que os espaços escolares são locais amplamente viáveis para a formação cidadã de crianças e adolescentes, principalmente no que tange a formação de hábitos e atitudes que promovam não apenas o seu desenvolvimento sócio cognitivo, mas, também, um conjunto de ações capazes de desenvolver as habilidades e competências básicas para uma vida com qualidade e bem estar. Sendo a escola, então, um espaço formador para estes estudantes, também é ela responsável em assegurar, ao menos parcialmente, a nutrição de muitas crianças e adolescentes durante o período de permanência nas instituições de ensino, ação esta que não apenas cumpre seu papel de minimização das deficiências nutricionais do aprendente, mas de viabilizar condições fisiológicas mínimas para que este tenha condições de prosseguir em seus estudos. A organização de uma horta escolar tem várias finalidades destacam-se: Educação Ambiental, alimentação saudável, conhecimento sobre determinados tipos de hortaliças, tipos de solo entre outras vantagens e melhorias para as vidas dos escolares. A alimentação saudável e um processo longo e demorado, pois exige paciência e que os escolares tornem isso um hábito alimentar saudável.

Palavras-chave: Horta Escolar; Educação Ambiental; Hábitos Saudáveis ; Alimentação Saudável


SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO        

2 - MATERIAIS E METODOS        

2.1        Local        

2.2        Preparo da horta        

2.3        Hortaliças        

2.4        Palestra e distribuições de mudas        

3 - RESULTADOS        

4 - CONSIDERAÇÕES FINAIS        

5 - REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA        

1 - INTRODUÇÃO

 

Com base no papel fundamental da escola na aprendizagem dos alunos, nada melhor do que ensiná-lo a se alimentar de forma correta. Podemos sensibilizar nossos alunos a maneira correta de se alimentar dentro e fora da escola. Pois, educar é um processo lento e envolve situações de desafios para o educador e o educando. Segundo Freire “educar é uma ação que deve ser impregnada de amor pelo desconhecido e pelo educando. Deve ser uma relação prazerosa entre educando e educador, dentro do espaço e tempo da cognoscibilidade” do objeto/tema a ser conhecido e tomado como conhecimento (LINDEN, 2005).

Para VITOLO, GAGLIANONE e GRAZINI (1998) “hábitos alimentares na infância tendem a se solidificar na idade adulta sugerindo-se a educação nutricional como disciplina na escola”.

As escolhas alimentares corretas na infância influenciam, entre outros aspectos, a manutenção de um peso corporal saudável. São os primeiros anos de vida uma fase de rápido desenvolvimento, e também um momento crítico para a formação dos hábitos alimentares (SAVAGE; FISHER; BIRCH, 2007).

A criança vai acumulando por meio da experiência familiar conhecimentos, rejeições, crenças e mitos a respeito dos alimentos. Logo vem o período escolar, no qual dependendo dos conhecimentos de toda equipe gestora/docente poderá proporcionar situações de conflitos alimentares irreversíveis, além de possíveis rejeições a alguns alimentos no seu dia a dia.

Dai a importância de se trabalhar e sensibilizar o aluno a se alimenta de forma correta, para que o mesmo se torne adulto com hábito saudável e satisfeito com seu corpo.

A educação é um instrumento de construção da cidadania ambiental, de uma cultural democrática e participativa, buscando reflexões e justificativas acerca da diversidade e complexidade ambiental, para isso, enfocam a verdadeira função da educação e de questões ambientais (LIMA, 2002).

Construir uma horta escolar é fundamental para experimentar o pensamento sistêmico e os princípios da ecologia. A horta restabelece a conexão das crianças com os fundamentos da boa alimentação. É um lugar ideal para o ensino-aprendizagem das vantagens da agricultura orgânica, conhecendo os malefícios dos produtos químicos para o solo e os danos a saúde humana.

Uma boa alimentação saudável é aquela que atende todas as exigências do corpo, ou seja, não está abaixo nem acima das necessidades do organismo, além de ser a fonte de nutrientes que envolvem diferentes aspectos, como valores culturais, sensoriais, entre outros. Sabe-se que a alimentação atua diretamente no metabolismo do corpo humano, ajudando no crescimento físico, no desenvolvimento mental e na capacidade de concentração, facilitando o processo de aprendizagem dos alunos. De acordo com o Ministério da Educação, BRASIL (1998).

O docente tem um papel fundamental na orientação dos seus alunos, para ajudá-los e conscientizá-los dos benefícios da boa alimentação para o corpo, assim como deixa-los cientes das consequências que a má alimentação provoca no desenvolvimento físico e intelectual.

A alimentação saudável no espaço escolar implica a integração de atuações voltadas para questões fundamentais, como, o estimulo á adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais, por meio de medidas que evitem o acesso dos alunos a praticas alimentares inadequadas. Como a alimentação das crianças vem sendo bastante imprópria, com o consumo exagerado de frituras, pizzas, hambúrgueres e guloseimas. E como esse é um problema se agrava cada vez mais. Cabe ao professor, a equipe pedagógica escolar e com auxilio dos nutricionistas Municipal criar maneiras que possam ensinar e incentivar aos alunos a uma alimentação correta e com valor nutricional, “a horta, além de contribuir para merenda escolar, proporciona a aquisição de bons hábitos alimentares, estímulo ao consumo de hortaliças [...]” (BAHIA, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (983.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com